Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024

Otorrinolaringologista de PG destaca quais medidas podem ser tomadas para evitar doenças respiratórias neste período do ano

2024-06-06 às 14:34

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (06), o médico otorrinolaringologista, Dr. Rafael Francisco dos Santos, comentou sobre as doenças que aparecem com maior frequência neste período do ano.

Otorrinolaringologia

O otorrinolaringologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças do nariz, garganta, laringe, pescoço e dos ouvidos. “A especialidade como um todo atua nessas três grandes áreas atendendo crianças, adultos e idosos, em todas as doenças que se referem a essas localizações”, explica o Dr. Rafael. “Dores de garganta, laringite, roquidão, tumores e cânceres de garganta, rinite alérgica, desvio de septo, pólipos, sinusite, aumento das amígdalas e adenoides são exemplos de doenças que são tratadas pelo otorrinolaringologista”, acrescenta.

Doenças respiratórias

O especialista pontua que, durante o período do outono, as doenças respiratórias são as mais frequentes. “Essas doenças são causadas por vírus, geralmente, e algumas por bactérias. Dores de garganta, faringite, laringite, gripes e resfriados são recorrentes durante este período do ano”, afirma. “Costumamos sempre explicar para os pacientes que é muito importante preveni-las, porque uma gripe e um resfriado acabam sendo a porta de entrada para outras infecções, causando dores de ouvido e sinusite, por exemplo”, complementa.

O Dr. Rafael aponta que as medidas para a prevenção dessas doenças são relativamente fáceis de serem tomadas pelos pacientes. “O primeiro aspecto que é muito importante é a prática de atividades físicas e uma boa alimentação. Se você mantiver uma atividade física regular e uma alimentação equilibrada com saladas, frutas, verduras e o aporte de vitaminas necessário, estará mantendo o seu sistema imunológico ativo”, ressalta. “A hidratação também é muito importante neste período, além de evitar ambientes fechados em que os vírus possam circular com uma maior facilidade”, pondera.

Importância da vacinação

Além dos outros aspectos destacados pelo especialista, ele pontua que a vacinação é muito importante para evitar que os pacientes tenham gripes e resfriados. “Infelizmente, por tudo que aconteceu na política do nosso país nos últimos anos, as vacinas caíram num descrédito que não merecem. A vacina contra a gripe é utilizada há décadas no mundo inteiro e é extremamente eficaz, com comprovação científica de que evita a hospitalização, pneumonia e a morte”, finaliza.

Serviço

O Dr. Rafael Francisco dos Santos atende na Clínica O1 Saúde – R. Padre Ildefonso, 475 – Centro; e o telefone para contato é: (42) 3122-9600.

Confira a entrevista completa: