Sábado, 28 de Setembro de 2024

De Ponta A Ponta: Ponto de Vista – Ponte com Brasília

2024-06-30 às 13:13

Conhecido pelas entrevistas com ministros e secretários de Estado, o programa “Ponto de Vista”, apresentado por João Barbiero e veiculado pela Rede T de Rádios, destaca nova entrevista com a ministra da Saúde Nísia Trindade

por Edilson Kernicki

Com dois blocos de entrevistas exclusivas, o “Ponto de Vista”, programa levado ao ar para todo o Paraná pela Rede T de Rádios aos sábados, das 7h às 8h, semanalmente, já se tornou referência em entrevistas com autoridades e especialistas, que abordam temas que repercutiram ao longo da semana ou antecipam discussões sobre temas relevantes do cenário regional, estadual e nacional.

O programa, que já entrevistou os ministros Paulo Pimenta (Comunicação) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento), também vice-presidente da República, já pré-agendou vários outros ministros e tem a expectativa de entrevistar o presidente Lula. “Nenhum outro veículo do sul consegue, quase todo fim de semana, entrevistar um ministro ou secretário de Estado para trazer as realidades atuais e os temas que estão vigentes exatamente no momento que fazemos a entrevista”, destaca o apresentador João Barbiero.

No fim de abril último, direto de Brasília (DF), Barbiero entrevistou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Essa foi a segunda oportunidade. O primeiro encontro entre os dois ocorreu em Ponta Grossa, em julho de 2023, quando ela cumpria agenda na cidade. “Especificamente essa entrevista com a ministra Nísia foi muito importante, porque ela é uma cientista, uma técnica, uma mulher que está enfrentando desafios políticos, inclusive, mas que não abre mão de seu comportamento ético e de análise da saúde a partir da questão técnica. Ela afirma não tem como tratar a saúde dentro do aspecto totalmente político, pois a saúde é uma questão científica”, relata Barbiero.

Assuntos

Na nova conversa, Nísia abordou desde estratégias de combate à dengue até a campanha de incentivo à vacinação pelo combate à desinformação. Um dos destaques do bate-papo diz respeito ao programa Mais Especialidades. A ministra também destacou a solução para uma queixa frequente da rede filantrópica: a sanção da lei anual da tabela do SUS, que estava defasada há pelo menos 20 anos. “Estamos nos desprendendo dessa questão de pagar procedimento pela tabela. A tabela ainda existe, mas, no caso das cirurgias, por exemplo, liberamos até quatro vezes o valor da tabela, mediante compromissos e planos dos estados. É recurso, mas também é gestão, pensando no cuidado integral”, enfatizou.

Para o apresentador, o programa serve também para levar demandas dos prefeitos a secretários estaduais e ministros, contribuindo para estreitar o relacionamento entre os entes municipais, estaduais e federais. “Está sendo uma experiência muito boa, que vai culminar com a entrevista com o presidente da República”, conclui Barbiero.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #301