Sábado, 28 de Setembro de 2024

Ações da Caritas Diocesana de PG atendem migrantes em Telêmaco e Irati

2024-06-25 às 19:15
Fotos: Caritas Diocesana

A Caritas Diocesana de Ponta Grossa oferece o assessoramento quanto à regularização a migrantes e refugiados. Uma ação descentralizada, iniciada em maio, está levando a cinco cidades esses serviços para tornar mais acessíveis informações e assistência às pessoas que não têm possibilidade de viajar até Ponta Grossa. Telêmaco Borba e Irati já receberam a ação. A próxima está marcada para 11 de julho, em Castro, das 9 às 16 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

“Atendemos alguns migrantes que necessitavam de regularização migratória (ou tirar pela primeira vez documento ou renovar) e fizemos contato e uma capacitação com agentes públicos da política de assistência, falando sobre a documentação dos migrantes e os seus direitos. Avaliamos como positiva a ação descentralizada, pois, estamos mais perto da realidade dos migrantes e dos municípios, que fazem parte da Diocese. E o apoio das paróquias é fundamental para que o trabalho aconteça”, comentou a assistente social, Erica Pilarski Clarindo.

A primeira ação descentralizada aconteceu em Telêmaco Borba, dia 16 de maio, das 9 às 16 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Cerca de dez migrantes residem no município. Em junho, dia 13, a Caritas esteve em Irati atendendo a famílias de migrantes, promovendo uma roda de conversa com trabalhadores do Sistema Único da Assistente Social e da Secretaria de Assistência Social de Fernandes Pinheiro, além de dialogar com padre Alvaro Nortok, pároco da Paróquia São Miguel, de Irati.

A ação será levada também a Imbaú e Ivaí. As datas ainda serão definidas.

Semana

A Semana do Migrante aconteceu entre os dias 16 a 22 deste mês, com o tema ‘Migração e Casa Comum’ e o lema ‘Alarga o espaço da tua Tenda’ (ls 54,2). Na programação, missa, roda de conversa, feira de serviços e passeio histórico cultural. “Foi uma semana bem movimentada. Os migrantes foram bem participativos principalmente na quinta-feira, dia 20, na feira de serviços e no sábado, dia 22, no passeio histórico cultural. Sabemos as limitações na participação deles em todas as atividades, seja porque estão trabalhando ou por não terem recursos para a passagem de ônibus. Escolheram uma atividade e participaram. Promovemos essa semana para, além de garantir direitos, celebrar a vida, as conquistas que eles já tiveram no novo país, nova cidade que escolheram para morar”, explica Erica.

O passeio histórico cultural iniciou no Museu Campos Gerais, passou pela Praça Marechal Floriano Peixoto e pelo Complexo Ambiental, onde aconteceu um piquenique.

Meio Ambiente

No último dia 22, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro, agentes da Caritas ligados ao Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências, em parceria com o curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, promoveu uma reflexão a respeito da reutilização de resíduos sólidos recicláveis e repassaram orientações para a confecção de fantasias. Essas fantasias serão utilizadas em uma peça teatral, em agosto.

A ação foi conduzida pelo diácono Alcedir Godoy e a educadora social, Ingrid Zambilo. Estiveram presentes as catequistas da matriz Nossa Senhora do Rosário e das capelas.

da assessoria