Domingo, 05 de Janeiro de 2025

‘Festival Memorabilia’ traz Moacyr Franco para PG na próxima semana

2024-07-05 às 13:34
Foto: Divulgação

Entre os dias 12 a 14 de julho de 2024, Ponta Grossa recebe a primeira edição do Festival Memorabilia, um evento para valorizar a nova geração 60+, com realização da Diálogos Culturais e produção da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos. A programação contará com rodas de conversa, exposição interativa, shows e mostra de talentos. O encerramento ficará por conta de um ícone da música brasileira: o cantor, compositor, apresentador, ator e comediante Moacyr Franco. A apresentação acontece no dia 14 de julho, domingo, às 19h, no Cine-Teatro Ópera. A entrada é gratuita, porém é necessário retirar os ingressos antecipados na loja Rujô a partir de segunda-feira, 08 de julho.

Com 87 anos, sendo mais de 60 anos nos palcos, o cantor irá levar toda a sua versatilidade para os fãs que o acompanham, com inúmeras canções que embalaram diferentes gerações – a proposta principal do Festival é unir e discutir a intergeracionalidade de uma forma leve, porém efetiva. Durante a apresentação não faltarão clássicos que conquistaram o público, como ‘Doce Amargura’, ‘Querida’, ‘Cartas na Mesa’, ‘Suave é a Noite’ e ‘Balada nº 7’. Além desses sucessos, o compositor também apresenta ‘Ainda Ontem Chorei de Saudade’ e ‘Seu Amor ainda é Tudo’, gravadas por diversas duplas sertanejas, como Bruno & Marrone e João Mineiro & Marciano, e ‘Tudo Vira Bosta’, canção que se tornou emblemática na voz de Rita Lee.

“Moacyr Franco é um grande representante desta nova geração 60+: em plena atividade profissional, com muita energia e vitalidade, com um conhecimento acumulado inestimável, e que não parou de criar. Temos certeza que o público vai sentir isso ao vê-lo no palco”, destaca o programador e diretor de produção do festival, Eduardo Godoy.
Criador de personagens clássicos, como o Jeca Gay (A Praça é Nossa), recentemente Moacyr Franco emocionou o público na série Segunda Chamada (TV Globo/Globoplay) no papel de Gilsinho, um aluno que, mesmo com Alzheimer, retorna à sala de aula para concluir seus estudos aos 84 anos.

O Festival

O Festival Memorabilia 60+ é um projeto multicultural com programação que inclui apresentações musicais, exposição interativa e rodas de conversa que trarão convidados para abordar temáticas de interesse do público-alvo, como saúde, convívio social, empregabilidade, qualidade de vida, entre outros. A programação também conta com um show dos músicos Álvaro Bueno, Boró e Silvestre Alves, que se unem pela primeira vez para cantar músicas autorais e outros sucessos.

A realização do festival é da Diálogos Culturais, com direção geral de Ezequiel Ramos e produção de Rafaela Prestes (Inspire Projetos Criativos) e Eduardo Godoy (Estratégia Projetos Criativos). O evento conta com o Selo Paraná Festivais.

“Após desenvolver vários projetos voltados para o público 60+, percebi a carência de atividades direcionadas para essa faixa etária e os interesses desse público em questão. O nosso objetivo é desenvolver um festival que questiona os estereótipos ligados à idade e criar um espaço que converse com esse novo público de 60+”, comenta Eziquiel sobre a necessidade de existir espaços voltados para instigar a criatividade e o movimento dessa geração, além de garantir uma conversa com todas as idades.

O evento é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, oriundos do Governo Federal para o edital Paraná Festival, gerido pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Interessados podem acompanhar as informações através do Instagram @dialogosculturais.

da assessoria