Sábado, 23 de Novembro de 2024

Coluna Draft: ‘Um grito pela Democracia’, por Edgar Talevi

2024-07-09 às 10:30
Foto: Reprodução

Um grito pela Democracia

“A Democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as outras”. Winston Churchill arguiu com excelência a respeito da irretratável e irrevogável legitimidade da representação popular.

Em essência, a democracia é a afirmação da dialética do plural, da diversidade, da afirmação das minorias tão ultrajadas pelo preconceito de quem não aceita a equidade e a existência do outro. O próprio conceito do termo implica reflexão acurada, crítica e metódica a fim de dirimir equivocidades e dissipar meias verdades.

Não obstante, tantos achaques, ataques e chicanas lançam setas que viralizam no seio dos déspotas párias que chafurdam às margens das sujidades da corrupção e fome de poder, pois pragmáticos, fisiológicos e parasitas do sistema que são, lançam mão de artifícios estapafúrdios que desviam da sensatez muita gente do bem.

Parafraseando Bertolt Brecht, “Que tempos obscuros são estes em que precisamos defender o óbvio?” . De fato, a democracia é frágil e necessita de constantes aperfeiçoamentos, mas isso deve ser feito por ela mesma a si própria, não por força de ilações, ilícitos e de vícios de inconstitucionalidades.

Defender a democracia é dever inegociável e inseparável do bom senso e da física social. Destarte, há que se considerar que arroubos autoritários surgem e urgem ecoando por entidades profissiográficas antiéticas e bajuladoras da sanha pornográfica e afrodisíaca dos ventos totalitários.

Não vencerão! Somos resistência, porque probos e ilibados permanecemos, apesar dos pesares. Pela educação, que humaniza, pela liberdade de ser um ser entres seres diferentes, pela autoestima psíquica, pelo devido processo legal, pela construção de conhecimento humano, pelo valor da constituição, enfim, pelo suor sagrado à Legião Urbana, somos casados com a democracia.

as opiniões expressadas por nossos colunistas não refletem, necessariamente,
o posicionamento do portal D’Ponta News.

Coluna Draft

por Edgar Talevi

Edgar Talevi de Oliveira é licenciado em Letras pela UEPG. Pós-graduado em Linguística, Neuropedagogia e Educação Especial. Bacharel e Mestre em Teologia. Atualmente Professor do Quadro Próprio do Magistério da Rede Pública do Paraná, na disciplina de Língua Portuguesa. Começou carreira como docente em Produção de texto e Gramática, em 2005, em diversos cursos pré-vestibulares da região, bem como possui experiência em docência no Ensino Superior em instituições privadas de Ensino de Ponta Grossa. É revisor de textos e autor do livro “Domine a Língua – o novo acordo ortográfico de um jeito simples”, em parceria com o professor Pablo Alex Laroca Gomes. Também autor do livro "Sintaxe à Vontade: crônicas sobre a Língua Portuguesa". Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes. Ao longo de sua carreira no magistério, coordenou inúmeros projetos pedagógicos, tais como Júri Simulado, Semana Literária dentre outros. Como articulista, teve seus textos publicados em jornais impressos e eletrônicos, sempre com posicionamentos relevantes e de caráter democrático, prezando pela ética, pluralidade de ideias e valores republicanos.