O Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria registrou, no último sábado (6), a primeira pesquisa eleitoral de Ponta Grossa de 2024. O objetivo é analisar as intenções de voto para o cargo de prefeito (a) do município. Os resultados serão divulgados na sexta-feira (12).
O cientista político Fabio Goiris, que atua em Ponta Grossa, defende que é importante a existência de pesquisas eleitorais, principalmente em países onde as massas populares são mais politizadas. “É como uma fotografia recente que foi tirada, valiosa, embora, como se sabe, a fotografia pode mudar em pouco tempo”, reflete.
Goiris afirma que o objetivo das pesquisas eleitorais, assim como o da própria democracia, “é beneficiar os eleitores e também os candidatos. Por isso é muito importante a existência das pesquisas”, aponta. Ele ainda destaca que as sondagens eleitorais não determinam o voto, embora exerçam influência sobre os eleitores, como qualquer outra fonte de informação, comenta.
Ele ainda completa. “O eleitor tem o direito à informação e, sobretudo, informação isenta de Fake News, como seria o caso das pesquisas eleitorais. Uma amostra particular da opinião pública (demoscopia), pode ser entendida como uma informação necessária e limpa (tanto para os eleitores como para os políticos)”, acrescenta.
A exemplo das eleições na França, onde as pesquisas acertaram ao indicar os resultados, mesmo com uma reviravolta eleitoral que deu a vitória para a Frente Popular (partidos da esquerda), no último domingo (7), Goiris afirma que “estes resultados mostram o quão avançadas estão as pesquisas eleitorais no mundo, particularmente na França”. “A questão é saber se essa mesma precisão e metodologia será aplicada por estes trópicos, leia-se Brasil. De qualquer maneira, já se tem um exemplo de que pesquisas eleitorais podem ter precisão ou, pelo menos, alto grau de precisão”, pontua.