Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024

Confira a lista de pessoas monitoradas pela “Abin paralela”

2024-07-11 às 14:16

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes derrubou o sigilo da investigação que integra a quarta fase da Operação Última Milha. O documento cita os nomes das pessoas monitoradas ilegalmente pela “organização criminosa”, por meio de sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

As apurações da Polícia Federal, responsável pela operação, revelaram que membros dos Três Poderes e jornalistas foram alvo de ações do grupo. Também houve a criação de perfis falsos e a divulgação de informações sabidamente inverídicas.

No texto liberado por Moraes, constam os nomes de autoridades e profissionais monitorados pelo grupo.

PODER JUDICIÁRIO
Ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux.

PODER LEGISLATIVO
Deputado federal Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados), deputado Rodrigo Maia (então presidente da Câmara dos Deputados), deputados federais Kim Kataguiri e Joice Hasselmann; senadores Alessandro Vieira, Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues.

PODER EXECUTIVO
Ex-governador de São Paulo João Doria; servidores do Ibama Hugo Ferreira Netto Loss e Roberto Cabral Borges; auditores da Receita Federal do Brasil Christiano José Paes Leme Botelho, Cleber Homen da Silva e José Pereira de Barros Neto.

JORNALISTAS
Monica Bergamo, Vera Magalhães, Luiza Alves Bandeira e Pedro Cesar Batista.

leia a matéria completa no Metrópoles