Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024

PG está entre as 50 cidades com mais de 100 mil habitantes que registraram taxa elevada de estupros em 2023

2024-07-18 às 14:55
Foto: Reprodução/Freepik

Divulgado nesta quinta-feira (18), o Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que Ponta Grossa está entre as 50 cidades com mais de 100 mil habitantes que têm uma taxa elevada de estupros e estupros de vulnerável. Os dados são referentes ao ano de 2023. De acordo com o levantamento, a cidade é a 34ª colocada no ranking com uma taxa equivalente a 69,8.

Em relação aos estados com mais cidades no ranking das maiores taxas de estupro/estupro de vulnerável o Paraná lidera com 9 municípios (Almirante Tamandaré, Araucária, Cascavel, Colombo, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Paranaguá, Piraquara e
Ponta Grossa) ao lado do Pará (Abaetuba, Altamira, Barcarena, Breves, Cametá, Castanhal, Itaituba, Paragominas, Parauapebas).

A maior taxa de estupro/estupro de vulnerável do país ocorreu em Sorriso (MT), com 113,9 estupros para cada 100 mil habitantes. Localizada no norte do Mato Grosso, a cidade é tida como a Capital Nacional do Agronegócio e o maior produtor individual de soja do mundo.

Pela primeira vez o FBSP analisou as taxas de estupro e estupro de vulnerável por município, o que só foi possível graças à melhoria da qualidade da informação fornecida pelas Secretarias de Segurança Pública e/ou Defesa Social. A lista apresenta as 50 cidades com maiores taxas de violência sexual para as cidades com população igual ou superior a 100 mil habitantes.

O documento na íntegra pode ser conferido clicando aqui.