Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024

Com ampla carreira na política, Ricardo Gomyde é nomeado Secretário de Relações Internacionais de São Paulo

2024-07-23 às 09:32

Ricardo Gomyde foi nomeado na semana passada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, Secretário de Relações Internacionais da cidade. Ele substitui Aldo Rebelo, que deixou o cargo para coordenar a campanha de reeleição de Nunes.

Nascido em Ibaiti, Gomyde tem vida política vinculada ao Paraná e ao esporte, já tendo atuado como deputado federal (1995-1999) e vereador em Curitiba (2002-2003). Durante seu mandato na capital do estado se licenciou e assumiu a presidência da Paraná Esporte, autarquia estadual, onde permaneceu até 2010. Posteriormente, foi assessor do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no governo de Dilma Roussef, e atuou como gestor da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Ao D’Ponta News, ele detalha como surgiu a nomeação e a importância do cargo, tendo em vista dois eventos esportivos de grande relevância que acontecem nos próximos anos: “Fui convidado pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo ex-ministro Aldo Rebelo para coordenar as ações de São Paulo com vistas a Copa FIFA de Futebol Feminino 2027 e da candidatura da cidade aos jogos Pan-americanos/Parapanamericanos de 2031. Quando o ex-ministro Aldo Rebelo precisou sair da administração para integrar a campanha à reeleição do prefeito, fui chamado a assumir a Secretaria Municipal de Relações Internacionais”.

Sobre as competições, Gomyde, que já atuou como Secretário Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e em outros grandes torneios, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, aponta que “é uma honra trabalhar em projetos de tamanha relevância em uma das maiores cidades do planeta”. “Considero como um reconhecimento dos trabalhos que fiz à frente da Copa FIFA 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. E também do êxito que obtivemos nos oito anos gerenciando o esporte do Paraná. Mas é também uma grande responsabilidade. Teremos muito trabalho pela frente”, complementa.

Prioridades

Para ele, o foco é manter o “bom trabalho realizado pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário Aldo Rebelo, mas também preparar São Paulo para a Copa Feminina assegundo que a abertura seja na capital paulista e garantir, sempre irmanado com o COB, o Pan/Parapan de 2031”.

Gomyde destaca também a importância de Rebelo em sua carreira. “Atuei com o ex-ministro Aldo Rebelo, pessoa que admiro e sigo. Aldo é uma craque em todas as posições. Foi fundamental para o setor produtivo compatibilizando nossa economia com a questão ambiental. Comandou com maestria os grandes eventos. Foi um excelente ministro da Defesa, da Ciência e Tecnologia, da Articulação Política. Teve ótimo desempenho em todas as posições onde foi escalado”, finaliza.