Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Corredores da região vencem a 16ª Corrida de São Cristóvão

2024-07-23 às 14:10
Foto: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Luz/Organização Corrida

A 16ª Corrida de São Cristóvão promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, teve como campeãs, no geral feminino dos 10 quilômetros, Jaqueline Bueno (1º), Acássia Aparecida Nepomuceno (2º) e Isabela Franco (3º). No masculino, Tiago Rodrigo de Lima (1º), Eder José Souza (2º) e Ronaldo Rymsza (3º). Jaqueline é de Irati e Tiago veio de Rebouças. Ele fez o melhor tempo do percurso. Os demais corredores vieram também do Rio de Janeiro, Curitiba, Laranjeiras do Sul, Medianeira, Guarapuava, Ponta Grossa, Piraí do Sul e de municípios vizinhos.

No percurso de 5 quilômetros, no podium estavam Patrícia Aparecida de Lima (1º), Gleicy Fátima da Cruz (2º) e Claudineia Moretto da Silva (3º), e, no masculino, Laertes Lodi (1º), Murilo Machado (2º) e Gabriel Freitas Marques (3º). Este ano, as 500 medalhas entregues estamparam a imagem da matriz da Luz. A equipe organizadora estava a postos desde às 6 horas deste domingo (21). A largada, de frente a praça da matriz Nossa Senhora da Luz, ocorreu às 8 horas, com 425 atletas no masculino e feminino. Às 9 horas, foi a vez da largada dos 55 inscritos kids.

Um carioca veio correr com um amigo de Curitiba e ficou em quarto lugar na categoria 20 anos. O mais velho inscrito foi Pedro Santos, de 82 anos, que é de Irati e correu 5 quilômetros. Medalhas foram entregues para todos os inscritos e troféus para os três primeiros lugares. Mais de 800 pessoas, coordenados por Vanderlei Kawa, Oscar Muchau e Ricardo Zig, trabalharam na organização. O pároco, padre Jorge Casimirski, fez a oração inicial, abençoando a todos.

“Agradecimento a todos os voluntários, às empresas, às secretarias de Esportes, de Saúde e de Segurança, à Iratran/Guarda Municipal, Polícia Militar e ao prefeito Jorge Derbli pela doação dos troféus e medalhas, que levaram nome de São Cristóvão”, destacou Vanderlei Kawa. Ao todo, foram doados cerca de R$ 10 mil com a premiação.

Festa

A corrida abre a programação da 76ª Festa de São Cristóvão, considerada a festa dos motoristas mais antiga do Brasil. Marco de fé e devoção, a Festa de São Cristóvão é realizada desde 1948, uma tradição registrada no Rank Brasil de Records. O título conquistado foi atestado pela equipe organizadora da festa, por intermédio de pesquisas e viagens pelo Brasil, e, oficializada pela Pastoral Rodoviária Nacional em 2003, como o festejo com mais tempo realizado ininterruptamente. Seu idealizador foi frei Nereu do Valle, frade italiano capuchinho, que estava à frente da paróquia. Este ano, a festa completa 76 anos, reunindo a comunidade católica, famílias, motoristas, caminhoneiros, motociclistas e também agricultores, desde a integração da Festa dos Agricultores, há 23 anos.

No dia 27, a festa terá bênção de tratores e máquinas agrícolas, às 16 horas, e, às 18 horas, missa das sementes. A ideia é homenagear os agricultores, que produzem o alimento, e os motoristas que transportam esses alimentos pelo Brasil. A missa de domingo (28), às 7h30, pedirá pelos motoristas e vai homenagear militares do Corpo de Bombeiros, da 8ª Cia Militar, da Guarda Municipal e também da Polícia Rodoviária Federal pela dedicação, participação e apoio na procissão, momento de confraternização de todos os motoristas. A procissão, este ano, será às 9 horas, que termina com a Santa Missa, na matriz.

A programação religiosa teve início dia 17, com as novenas em honra a São Cristóvão. Nos dias de semana, são realizadas às 19 horas e, aos sábados e domingos, às 18 horas. As novenas seguem até o dia 25.

da assessoria