Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (29), o médico otorrinolaringologista da O1 Saúde, Dr. José Carlos Franzato Junior, comentou sobre a rinite alérgica e a prevenção de doenças respiratórias.
A O1 Saúde quer que você viva melhor. Por isso, o Centro reúne especialidades médicas e serviços qualificados nas áreas de Otorrinolaringologia, Alergologia, ATM, Dor Facial, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Fonoaudiologia. Além de consultas e procedimentos clínicos, a O1 Saúde oferece exames rápidos e precisos, facilitando o diagnóstico e recuperação dos seus pacientes.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é a especialidade médica que realiza o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e distúrbios relacionados ao nariz, aos ouvidos e estruturas como as cordas vocais e a garganta.
Rinite alérgica
O Dr. José pontua que alguns hábitos adotados pelas pessoas, durante o inverno, acabam contribuindo para que quem possui rinite alérgica tenha crises. “Devido ao frio ocasionado pelo inverno, temos o hábito de deixar a casa mais fechada e isso acaba favorecendo ao acúmulo de bolor e poeira. Dessa forma, esses fatores acabam intensificando a rinite nos pacientes”, afirma.
O especialista aponta que cada paciente possui algo específico que pode desencadear uma crise de rinite alérgica, porque ela ocorre quando o corpo reage de forma exagerada ao entrar em contato com determinadas substâncias que identifica como estranhas. “Cada paciente possui algo que faz com que a rinite seja desencadeada. Para alguns, a pior época é a de florada devido ao pólen, enquanto para outros é o inverno”, destaca. “Isso tem uma relação direta com a imunidade do paciente, por isso varia de caso para caso. Existem alguns pacientes que possuem crises de rinite durante o ano inteiro”, complementa.
O otorrinolaringologista pondera que não existe a cura para a rinite, mas existem métodos que podem auxiliar o paciente a reduzir os sintomas. “Atualmente existem vacinas para a rinite que não atuam através da corticoterapia, mas fazem parte de um tratamento mais complexo. Também existem outras formas de tratamento e é importante sabermos que a rinite tem controle, então nós buscamos identificar em que ocasiões os pacientes possuem crises”, ressalta. “Dessa forma, nós conseguimos realizar um tratamento preventivo, diminuindo os sintomas e ocasionando uma melhor qualidade de vida para o paciente”, acrescenta.
Prevenção de doenças respiratórias
Muitas pessoas que possuem parentes idosos têm medo que eles peguem resfriado e isso evolua para uma pneumonia, que é uma infecção que se instala nos pulmões. “Para melhorar a imunidade, o paciente precisa manter hábitos saudáveis. É importante consumir alimentos saudáveis e diminuir os alimentos industrializados”, assegura. “Algo que também é muito importante para aumentar a imunidade é a prática de atividades físicas”, finaliza.
Serviço
O Dr. José Carlos Franzato Junior atende na Clínica O1 Saúde, na R. Padre Ildefons, 475 – Centro, em Ponta Grossa; e o telefone para contato é: (42) 3122-9600.
CRM 38557
Confira a entrevista completa: