O médico nefrologista Gilberto Baroni foi um dos entrevistados do programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (1), e falou sobre doenças renais e seus tratamentos.
Confira os destaques da entrevista:
De acordo com o especialista, Doenças Renais Crônicas (DRC) afetam cerca 850 milhões de pessoas no mundo.
Gilberto relata que as DRC são assintomáticas, por isso exigem uma busca ativa. Pacientes de maior risco, como hipertensos e diabéticos, “se recomenda que essas pessoas façam um exame simples, dosagem de creatinina; é o meio de estimar quantos por cento o rim funciona”, explica o médico.
“O rim é o filtro do organismo, ele tem que conservar dentro as coisas boas e eliminar as coisas tóxicas, e ele faz isso filtrando o sangue”. Com o exame de creatinina, o especialista consegue estimar quantos ml de sangue o rim filtra por minuto.
Entre os hábitos que podem desencadear doenças renais, Baroni cita dietas com alto consumo de proteínas, sal, tabagismo e pouca ingestão de água. Além disso, o uso indiscriminado de anti-inflamatórios também está associado.
Pessoas com histórico de doenças renais na família devem sempre fazer um acompanhamento médico para prevenção, recomenda o especialista. Ele conta que a Doença Renal Policística (DRP) é um exemplo de doença genética, a qual acometeu o cantor sertanejo Chrystian, que fazia dupla com Ralf.
Assista a entrevista completa: