Terça-feira, 24 de Setembro de 2024

Projeto piloto de telemedicina já está em funcionamento há seis meses em PG, diz Elizabeth

2024-08-08 às 16:32
D’Ponta News

A prefeita de Ponta Grossa e candidata à reeleição pelo Partido União Brasil, Elizabeth Silveira Schmidt esteve em entrevista, manhã desta quinta-feira (8), no  programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba).

Confira os destaques da entrevista:

Elizabeth tem 72 anos e foi eleita prefeita no segundo turno das eleições de 2020, com 87.932 votos. Atuou como secretária municipal de Cultura e de Turismo (2005 a 2012), na gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho, secretária municipal de Administração e de Gestão de Recursos Humanos (2015 a 2016), na gestão do prefeito Marcelo Rangel, e vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo (2017 e 2018), no segundo mandato de Rangel. “Eu me considero uma mulher guerreira”, declarou a candidata.

Problemas enfrentados

A prefeita relata que, em seu mandato, enfrentou a pandemia da Covid, “que explodiu o sistema de saúde no mundo”, declarou.

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, havia encerrado e Ponta Grossa ficou sem 60 profissionais. “Eu não conseguia contratar médicos. Eu fiz três Processos Seletivos Seriados (PSS), eu fiz um concurso público (…) Sabe quantos médicos eu consegui contratar? Um”, conta Elizabeth.

No final de 2023, a cidade sofreu com chuvas intensas que causaram alagamentos, destelhamentos e deslizamentos. Em fevereiro de 2024, o Brasil enfrentou a epidemia de dengue, “que nunca aconteceu nessa cidade” e “explodiu novamente o sistema (de saúde)”, relata a prefeita.

Saúde

Atualmente, ela diz que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) “estão alinhadas”. E explica que que foram contratados 40 médicos para as UBS e recentemente, este número foi aumentado para 50. O deputado federal e concorrente de Schmidt na disputa pelo Executivo, Aliel Machado também, através do Programa Mais Médicos, trouxe 30 profissionais que preenchem o quadro na atenção básica da saúde do município.

Sobre a superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Elizabeth diz: “é por isso que eu estou construindo a UPA Uvaranas”, explicando que a nova unidade vai dividir a demanda do município.

Telemedicina

A prefeita diz que, a telemedicina em Ponta Grossa, uma das propostas de governo do candidato Marcelo Rangel, já está em funcionamento há seis meses.  Através de uma parceria com a empresa MedCloud, fundada no município, a chefe do Executivo conta: “eles me chamaram lá e deram de presente para nós uma plataforma que está como projeto piloto”, relatou.

Segundo Elizabeth, atualmente são dois médicos que trabalham quatro horas e atendem 16 pessoas por dia. Por ser um projeto piloto, os pacientes vão até a UBS e, na triagem, os profissionais verificam se pode ser atendido por telemedicina.

Aeroporto

Schmidt conta que, em 2019, o deputado federal Sandro Alex conseguiu na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) um verba de R$ 35 milhões de reais para a construção do novo terminal no Aeroporto Sant’Ana. Segundo ela relata, o edital de licitação foi aberto em 2021, porém, as empresas que participaram, entraram na Justiça para recorrer a vencedora.

De acordo com a prefeita, no ano passado o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) determinou que fosse realizado um acórdão, o qual foi realizado na semana passada, diz Elizabeth.

Em sua entrevista, na última terça-feira (6), no Programa Manhã Total, o  candidato concorrente Marcelo Rangel declarou: “os recursos estão em caixa e não foi realizado absolutamente nada”.

Elizabeth rebate: “não é verdade (…) ainda não veio. O que veio (…) foi para garantir que nós não perdêssemos a verba. Veio R$ 2.700.000”. Segundo explica, o valor será corrigido e afirma: “nós já fizemos reuniões com a SAC (…) para que dê continuidade no processo”.

Assista a entrevista na íntegra: