O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), ofertará 600 vagas para um curso de mídias digitais voltado para alunos e ex-alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa conta com parceria da Heineken Brasil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR). O objetivo é preparar os jovens para atuarem na área de tecnologia e informação, um dos setores que mais crescem no mundo.
Os estudantes do curso “Mídias Digitais – Aluno de Sucesso” serão capacitados com os conhecimentos técnicos necessários para o ingresso no mercado de trabalho formal e empreendedorismo, voltado principalmente para área de marketing digital e produção de conteúdos digitais, qualificando os alunos para atender a demanda nos setores de tecnologia e informação.
Por meio da parceria, serão abertas 30 turmas para jovens com mais de 18 anos, de 17 municípios do Estado. Entre os conteúdos do curso estão pacote office, edição de fotos e vídeos, inovação e criatividade, empreendedorismo, competências pessoais, entre outras, totalizando 100 horas de carga horária. O curso será realizado na modalidade presencial, em unidades físicas do Senai-PR.
Os alunos receberão uma bolsa, no valor de R$ 625, para ajudar nos custos de transporte e alimentação. O pagamento, porém, ficará atrelado ao índice de desempenho do estudante, que deve obter média igual ou superior a 6,0 e frequência igual ou superior a 75%. Os estudantes que cumprirem os requisitos serão certificados pelo Senai-PR. Visando incentivar a frequência e a aprendizagem, os três estudantes com os melhores desempenhos de cada turma serão premiados com um notebook.
Entre os documentos necessários para inscrição no curso estão RG, CPF e comprovante de residência. Já para comprovação de vínculo com o ensino estadual, serão aceitos declaração de matrícula ou histórico escolar. As primeiras turmas já estão com inscrições abertas pelo site do Senai-PR nas cidades de Guarapuava e Telêmaco Borba. Saiba mais clicando AQUI.
Também devem receber o curso as cidades de Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Toledo e Umuarama. O cronograma será divulgado nos próximos dias.
Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, as ações de capacitação promovidas pela gestão estadual têm contribuído para os bons índices de empregabilidade da população entre 18 e 29 anos. “O Paraná tem se destacado nacionalmente como um dos estados que mais empregam jovens. Não há dúvida de que os projetos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado têm contribuído com o excelente desempenho da juventude no mercado de trabalho paranaense”, afirma.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no primeiro semestre de 2024 foram criadas 109.013 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. Dessas, 62.424 vagas foram ocupadas por jovens entre 18 e 29 anos, 57,2% do total.
O apoio da Heineken Brasil na realização do curso é uma contrapartida da empresa dentro do programa de incentivos fiscais do Estado, o Paraná Competitivo. Coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o programa é uma iniciativa do Governo do Estado destinada a atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico regional.
O programa oferece incentivos e benefícios fiscais para empresas que desejam se instalar ou expandir suas operações no Paraná, que também devem conceder contrapartidas, como é o caso do investimento feito pela Heineken nos cursos.
Entre 2020 e 2021, a Heineken investiu cerca de R$ 865 milhões em sua fábrica em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, visando ampliar em 75% a linha de produção de cerveja para inclusão de novos rótulos da empresa.
QUALIFICA MAIS — Outra iniciativa fruto de parceria entre o Governo do Estado, Heineken Brasil e Senai-PR, o Qualifica Paraná Mais Mulheres irá ofertar 630 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na área da construção civil voltado ao público feminino. A previsão é de que 28 localidades no Estado sejam atendidas pelo projeto até o final de 2024.
O projeto irá oferecer cursos em nove modalidades com carga horária de 40h cada: Aplicação de Revestimento Cerâmico e Porcelanato, Eletricidade Básica Predial, Técnica de Pintura de Obras, Técnicas de Drywall, Técnicas de Alvenaria, Aplicação de Reboco, Carpintaria de Obras, Instalação hidráulica Predial e Alvenaria para Pedreiros.
As primeiras turmas começam ainda em agosto nos municípios de Curitiba, Jaguariaíva, Guarapuava, Campo Largo, Maringá, Santo Antônio da Platina e Toledo. Mais detalhes estão disponíveis AQUI.
AEN