da assessoria
Curitiba vai fortalecer ainda mais seu calendário de grandes eventos culturais e de entretenimento, afirmou o candidato a prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), durante a inauguração da School of Rock Batel, neste sábado (24). Eduardo, com o número 55, é da coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.
Em meio a um ambiente repleto de famílias, crianças e muito rock, Eduardo lembrou que, como vice-prefeito, ao lado do prefeito Rafael Greca, reduziu a alíquota do ISS (Imposto sobre Serviços) sobre grandes eventos de 5% para 2%. Com isso, os grandes shows voltaram a acontecer na cidade.
“Vamos trabalhar ainda mais para transformar Curitiba na capital do entretenimento, garantindo que a cidade esteja no circuito dos grandes eventos e que nenhum grande show fique de fora daqui”, disse Eduardo.
Segundo ele, os shows na Pedreira Paulo Leminski, no Couto Pereira e na Arena da Baixada mostram o potencial da cidade. “Queremos trazer os maiores shows de rock para Curitiba, impulsionando o turismo e a economia local”, completou Eduardo.
Acompanhado da deputada estadual Márcia Huçulak, Eduardo encontrou o lendário músico Marcelus dos Santos, vocalista da banda Motorocker. “Esse é o futuro prefeito de Curitiba”, disse o músico. Eduardo também conversou com a empresária Thereza Possobom, diretora da School of Rock em Curitiba, que revelou a expansão da escola com a abertura de mais três franquias na cidade.
Presente em 16 países, com mais de 370 escolas e 60 mil alunos globalmente, a School of Rock é a segunda maior operação da rede no Brasil, com 50 escolas espalhadas por todas as regiões e mais de 6 mil alunos.
Como vice-prefeito de Curitiba, ao lado do prefeito Rafael Greca, Eduardo foi responsável pela redução do ISS (Imposto Sobre Serviço) para eventos, de 5% para 2%. A medida recolocou Curitiba no roteiro de grandes shows e eventos (congressos e feiras) nacionais e internacionais e aumentou em 10% o número de eventos em 8 anos.
A capital recebeu, entre 2017 e 2024, shows e eventos como Paul McCartney, Red Hot Chilli Peppers, Cold Play, Foo Fighters e Metallica, Smart City Expo Curitiba, Congresso Mundial da IUFRO e Congresso Internacional de Cardiologia.
Além disso, as 7 edições do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais (2017 a 2023) se consolidaram como a maior programação de Natal gratuita do Brasil. Em 2023, foram 47 dias e 100 atrações, entre autos, concertos, óperas, balés, circuito de carro (drive-thru), feiras especiais, roda-gigante e carrossel.
O Natal de Curitiba reuniu 2,07 milhões de espectadores em 2023, um crescimento de 566,7% em comparação aos 300 mil participantes de 2017. Do total de público, no ano passado, 311 mil eram turistas. A edição 2023 movimentou R$ 100 milhões, montante gasto pelo público na economia local.
Confira as propostas do Eduardo Pimentel para a cultura: