Através da Portaria SERES/MEC nº 434, de 29 de agosto de 2024, a Faculdade HONPAR, de Arapongas, no Norte do Paraná, fica autorizada a abrir curso superior de graduação em Medicina (bacharelado), com oferta de 60 vagas anuais. A portaria é assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), Marta Abramo.
Conforme nota divulgada pelo hospital, serão ofertadas 60 vagas anuais. Depois de planejamento institucional estratégico, serão abertas oportunidades a professores e também a vestibulandos para a formação da primeira turma.
Referência em atendimento clínico em Arapongas, com mais de 150 médicos de diversas especialidades, a instituição também disponibiliza curso de Tecnólogo em Radiologia e especializações, com as residências médicas em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Urologia e Cirurgia Cardiovascular.
A deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) e o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) anunciaram na sexta (30) a conquista do curso de Medicina para Arapongas, no Norte paranaense. “Essa luta começou faz tempo e acompanhamos desde o começo, cuidando para que tudo acontecesse assim como está acontecendo. Nossos agradecimentos ao presidente Lula e sua equipe, que entenderam nosso pedido e, com sensibilidade e responsabilidade com a melhoria da vida desta importante região, consideram a realidade desse curso que irá mudar a realidade de toda a região”, declarou Gleisi.
Chiorato agradeceu ao Ministério da Educação e aos demais órgãos do Governo Federal que se empenharam nos estudos de viabilidade e necessidade da nova graduação. “Nossa luta valeu a pena”, frisou o deputado.
A Faculdade Honpar foi oficialmente autorizada pela Seres/MEC a abrir o curso de Medicina, com 60 vagas anuais. Esta conquista é fruto de um trabalho dedicado e comprometido, que reflete nosso contínuo esforço em oferecer educação de excelência na área da saúde.
A autorização deste curso representa um marco importante para a nossa instituição, a região e o estado do Paraná, ampliando significativamente nossa capacidade de formar profissionais altamente qualificados. Os detalhes sobre o curso, processo de ingresso e outras informações pertinentes serão divulgados oportunamente, conforme estão sendo elaborados dentro do nosso Planejamento Estratégico Institucional.
Com este novo curso, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para a melhoria da saúde pública e o desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade e do país.
Dr. Umberto Tolari – mantenedor da Faculdade HONPAR
*Com informações do portal Bonde