Um homem de 25 anos foi detido pela Guarda Municipal, na madrugada de sábado (7), em torno de 1h15 da manhã, na Nova Rússia, depois que ele agrediu o próprio pai em via pública. De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), a equipe “Juliet” do Grupamento de Apoio Tático (GAT) foi acionada até a Rua João Ratcliff, na Vila Cristina, região da Nova Rússia, onde o solicitante relatou ter visto um rapaz agredindo o pai. Populares seguraram o autor.
No local, a equipe se deparou com um veículo com o para-brisas quebrado e, dentro do carro, estava a mulher do autor, chorando e com muito medo. A jovem, também de 25 anos, estava com a filha do casal, de um ano, e a filha do autor, de cinco anos.
O pai do autor, de 58 anos, disse que por volta de 22h55 de sexta (6) tinha chegado em casa e que a neta de um ano estava um pouco gripada, motivo pelo qual ele se ofereceu para levar a nora até o hospital com a criança para consulta médica. Com eles, foi também a outra neta, de cinco anos.
O filho da vítima chegou em casa em torno da meia-noite e não encontrou a mulher e as filhas em casa. Ele acabou discutindo a mulher pelo celular, proferindo ameaças a ela e ao pai. Quando eles finalmente chegaram em casa, o autor disse ao pai que “hoje ele iria conhecer o filho que tem” e ordenou que a mulher saísse do carro do pai dele e entrasse em casa.
Ao perceber o estado do filho, o homem de 58 anos decidiu voltar para o caso e levar a nora e as netas para sua casa. Transtornado, o filho perseguiu o veículo do pai e o “fechou” com o próprio carro e foi para cima do veículo onde estavam o pai, a mulher e suas filhas. O homem tentou forçar a saída da mulher do carro do pai, puxando-a pela gola do vestido. O sogro tentou proteger a nora, enquanto o rapaz tomou a chave do carro do pai e o danificou, lançando um abacate sobre o vidro traseiro, que quase atingiu os ocupantes no interior do automóvel.
O rapaz ainda subiu no capô do veículo do pai e quebrou o para-brisas a chutes, enquanto sua mulher e suas filhas estavam no banco da frente do automóvel. O pai do rapaz foi tentar tirá-lo de cima do carro e recuperar a chave, mas acabou sendo espancado. A vítima levou socos no rosto e testa e chutes no peito e teve a camisa rasgada.
Transeuntes ajudaram a vítima, seguraram o agressor e acionaram a Guarda Municipal. A equipe deu voz de prisão ao agressor, que ofereceu resistência e investiu contra os guardas, que precisaram usar algemas para efetuar a prisão e colocar o rapaz no camburão.
Nesse momento, a equipe conseguiu acionar o SAMU para prestar os primeiros socorros ao pai do agressor e à mulher, que estava muito assustada. O homem de 58 anos precisou ser levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Paula.
Foi necessário que a equipe tivesse o apoio de outra viatura para conduzir a vítima. O autor foi levado até a 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) para apreciação do delegado de plantão.
Informações: GCM/SMCSP