O Grupo de Teatro Dia de Arte, de Ponta Grossa, comemora neste mês sua primeira década de existência com a realização do ‘Festival Dia de Arte – 10 anos’. O evento acontece entre 14 setembro a 10 de outubro, no Cine-Teatro Ópera, e conta com 16 apresentações gratuitas de nove espetáculos, sendo sete peças do próprio grupo e duas de grupos convidados. A abertura do festival acontece neste sábado, com a peça convidada ‘Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone’, da renomada Cia do Abração, de Curitiba.
Para Letícia Guimarães, integrante da Cia do Abração, a realização do festival coroa a trajetória do Grupo Dia de Arte nestes 10 anos e sua conexão com o teatro paranaense. “A oportunidade de troca é onde realmente crescemos como companhia. O teatro é essencialmente a ‘arte do encontro’, então, quanto mais caminhamos por diferentes cidades, diferentes públicos, mais nos universalizamos em nossa arte”, comenta.
A peça que será apresentada narra uma passagem fictícia, durante a ditadura militar, em uma cidade do interior brasileiro, onde algumas mulheres recebem uma estranha encomenda do quartel militar: costurar e bordar uma bandeira brasileira para ser exibida na parada no dia seguinte. “Nunca esperamos nada pré-determinado do público, afinal a arte tem que ser libertária. Mas, tenho a certeza que será um espaço de profundo afeto”, afirma Letícia. O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos. A entrada no auditório será por ordem de chegada, não sendo necessário retirar ingresso antecipadamente.
O festival é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo – Selo Paraná Festivais, da Secretaria do Estado de Cultura – Governo do Paraná, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto tem o apoio da ABC Projetos Culturais e Estratégia Projetos Criativos.
Um festival de histórias
O festival vai exibir ao público quase todas as peças montadas pelo Grupo Dia de Arte ao longo destes 10 anos, algumas delas com uma nova roupagem. Para o público infantil, serão apresentados os espetáculos ‘Ai! Sumiram os brinquedos’ (29/09 – 16h); ‘Heróis da Natureza’ (05/10 – 16h); ‘Uma Aventura no Mundo dos Livros’ (06/10 – 16h); e ‘Entre o Sol e a Lua’ (10/10 – 15h). Já o público adulto vai poder assistir às montagens de ‘O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou’ (19/09 – 19h); ‘Memórias’ (20/09 – 19h); e ‘Querem acabar comigo’ (27/09 – 19h).
Além disso, o festival terá na programação dois grupos convidados. A Cia do Abração, de Curitiba, apresenta a peça ‘Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone’ (14/09 – 20h); e a Cia Cenatrupe, de Sarandi, traz os ‘Contos da Dona Onça’ (28/09 – 16h). Os três grupos integram a Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná (ATINJ), que tem entre os objetivos aumentar o intercâmbio cultural em diferentes regiões do estado.
Todos os espetáculos são gratuitos e abertos para a comunidade. Para mais informações, é possível acompanhar o Grupo Dia de Arte nas suas redes sociais: @espacodiadearte no Instagram e Grupo Dia de Arte no Facebook.
Grupo Dia de Arte
Fundado em 2014 por Michella França e David Dias, a companhia de teatro Grupo Dia de Arte tem como objetivo levar arte, cultura e educação para o público de todas as idades. Ao longo de sua trajetória, o grupo se destaca no cenário teatral paranaense com espetáculos premiados e mais de 500 apresentações no currículo.
Programação
14/09 (sábado) – 20h: Pelas mãos de Maria ou as vozes de Simone – Cia do Abração (Curitiba)
19/09 (quinta-feira) – 19h: O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou
20/09 (sexta-feira) – 19h: Memórias
27/09 (sexta-feira) – 19h: Querem acabar comigo
28/09 (sábado) – 16h: Contos da Dona Onça – Cia Cenatrupe (Sarandi)
29/09 (domingo) – 16h: Ai! Sumiram os brinquedos
05/10 (sábado) – 16h: Heróis da Natureza
06/10 (domingo) – 16h: Uma aventura no mundo dos livros
10/10 (quinta-feira) – 15h: Entre o Sol e a Lua
Da assessoria