Marco significativo que testemunha mais de seis décadas de fé, de vidas transformadas e de serviços à comunidade, a Igreja Batista do Bacacheri (IBB), celebrou o seu 65º aniversário, durante sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná, na noite desta terça-feira (10). Um momento muito especial aconteceu na cerimônia quando membros da congregação foram agraciados com diplomas de Menção Honrosa, reconhecimento que deixou transparecer e fez brilhar o verdadeiro compromisso com a mensagem do Evangelho.
O Pastor Luiz Roberto Soares Silvado, presidente e coordenador-geral da IBB, que recebeu a Menção Honrosa em nome da instituição, agradeceu a distinção e sublinhou a importância da missão da igreja. “É uma alegria receber esse reconhecimento”, afirmou. Segundo ele, essa é uma igreja acolhedora que busca a transformação integral das pessoas e da sociedade, priorizando o cuidado de cada filho de Deus. A Igreja Batista entende que uma igreja discipular deve operar em três níveis: relacional, formacional e missional. No primeiro semestre do ano, o próprio Pastor L. Roberto Soares Silvado foi homenageado pela Assembleia com o título de Cidadão Honorária do Estado. Aquele momento foi de reconhecimento a dedicação e liderança do pastor, que atua há décadas na Igreja Batista do Bacacheri (IBB). Ele está à frente de um ministério com cerca de 5 mil pessoas, em Curitiba e Região Metropolitana (RMC); coordenando uma equipe de 40 pastores e ministros, que compõem a direção da igreja, e promovem encontros regulares para mentorear e capacitar novos pastores, líderes, missionários e vocacionados.
Na avaliação do deputado Fabio Oliveira (Podemos), proponente da solenidade, desde sua fundação, a IBB tem se empenhado em promover valores cristãos e a edificação espiritual de seus membros. Ele lembrou que ao longo dos anos, a congregação cresceu e se diversificou, adaptando-se às necessidades de uma comunidade em constante mudança, mas sempre mantendo o compromisso com a mensagem do Evangelho e a missão de servir ao próximo. Conforme o parlamentar, a Igreja Batista do Bacacheri tem sido um farol de esperança e uma fonte de apoio espiritual para centenas de famílias. Ele enalteceu ainda o importante trabalho social desenvolvido. A instituição atende cerca de 20 mil pessoas por ano, por meio da Ong ABC Vida, criada e mantida pela IBB. “A homenagem à Igreja Batista do Bacacheri é um tributo merecido a uma instituição que, há 65 anos, ilumina vidas, promove a fé e exerce um papel vital na transformação da nossa sociedade”, declarou o parlamentar.
A homenagem, que lotou o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio e foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, contou com a presença de membros da comunidade, autoridades e convidados, entre eles, a Secretária interina da pasta de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Christiane Yared; Paulo Ernesto Seabra Bueno Ormerod, 1º vice-presidente da IBB; e o Pastor Zacarias de Aguiar Severa, membro-fundador da IBB, professor e ex-reitor da Faculdade Batista do Paraná. O Coral Santuário da Igreja Batista, regido pelo maestro Rodrigo Lara, também fez uma participação especial no evento, executando os Hinos Nacional e do Paraná.
Uma pequena igreja de madeira
A Igreja Batista do Bacacheri, autodenominada “Uma Igreja Viva”, é uma instituição sólida e respeitada, com uma rica história que remonta a setembro de 1959. Inicialmente estabelecida como uma modesta congregação, que se reunia em uma pequena igreja de madeira, a IBB rapidamente se projetou pelo seu compromisso com a fé e o serviço à comunidade. Ao longo dos anos, a igreja cresceu em estrutura e influência, tornando-se uma referência no cenário religioso e social de Curitiba.
Com uma missão clara de fazer Cristo ser conhecido, a IBB tem desempenhado um papel fundamental na propagação das boas novas do Evangelho e no impacto positivo sobre a sociedade. A sede da IBB está localizada em Curitiba, no bairro Bacacheri. Mas, ela se faz presente em toda a Capital do Estado e Região Metropolitana através da atuação dos Pequenos Grupos Multiplicadores (PGMs). São reuniões que ocorrem nas casas das lideranças e da população com o propósito de compartilhar a Palavra de Deus, estimulando o crescimento em comunhão.
da Alep