A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu na tarde desta quarta-feira (11) os secretários de Estado: da Saúde, César Neves; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. A equipe do Governador Ratinho Júnior realizou uma visita técnica à obra do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Hospital Universitário da UEPG, na companhia do reitor Miguel Sanches Neto, da diretora-geral dos Hospitais Universitários (HU,0 Fabiana Postiglioni Mansani e de autoridades universitárias.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca que se trata de um momento histórico para a Universidade a futura inauguração do AME, porque além de ser um prédio de extrema relevância para a assistência da região dos Campos Gerais, ele é um prédio também didático. “Vamos formar melhor os nossos alunos e vamos melhorar a saúde nos próximos anos com profissionais mais qualificados neste espaço de encontro entre a teoria e a prática. Estamos, nos últimos anos, no melhor período da UEPG, devido aos grandes e volumosos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na nossa Universidade”, destaca.
O AME dos HU-UEPG vai abrigar diversos consultórios de especialidades, como odontologia, fonoaudiologia, clínica de reabilitação, oftalmologia e otorrinolaringologia. A unidade conta com uma área de 2,9 mil metros quadrados, um investimento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de cerca de R$ 15 milhões. Serão 19 consultórios e cinco salas de exames, além de uma sala de fisioterapia e outras 15 salas de aula para atividades de formação em parceria com a universidade. Ao todo, o AME terá capacidade para até 13 mil atendimentos mensais.
Aldo Nelson Bona afirma que foi a UEPG que concebeu a ideia do AME, sob a liderança do reitor Miguel Sanches Neto, do vice-reitor Ivo Mottin Demiate e da diretora-geral do HU, Fabiana Mansani. “Este processo todo começa a inspirar a possibilidade de implantação de outros ambulatórios como esse, vinculado as nossas demais Universidades Estaduais, e há também outros estados que já procuraram a UEPG para conhecer o projeto”, ressalta.
“É o primeiro AME universitário do Brasil, que vai se juntar aos outros 13 que estão sendo construídos pela Secretaria de Estado da Saúde do governo Ratinho Júnior que vão fazer a diferença da atenção especializada no Estado. Mais uma vez o Paraná sai à frente com essa unidade espetacular e que faz com que toda essa união de esforços que quem tem a ganhar é o povo dos Campos Gerais”, garante o secretário de Saúde, César Neves.
da assessoria