da assessoria*
As propostas da gestão da candidata a prefeitura de Curitiba, Maria Victoria (PP), para os próximos quatros anos passaram pelos questionamentos de mais um time de jornalistas, desta vez na Sabatina do Bem Paraná, nesta sexta-feira (13).
“Nossas propostas são extremamente pés no chão, são propostas viáveis economicamente. Propostas exequíveis que vêm ao interesse da população e de resolver os problemas da população”, avaliou.
Entre as propostas no Plano de Governo, Maria Victoria destacou a construção de um novo modal conectando Curitiba a São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
“Curitiba sempre foi referência em urbanismo, sempre foi referência em mobilidade, e nós temos uma excelente proposta de mobilidade, o VLP (Veículo Leve sobre Pneus)”, pontuou.
Segundo ela, a solução é sustentável, barata, viável e servirá como um novo cartão-postal para Curitiba em termos urbanísticos.
“A nossa ideia é conectar o Terminal Rodoferroviário com o Afonso Pena. Um VLP construído em linha reta utilizando o espaço onde ficaram as Torres da Avenida da Torres. São 16 quilômetros de extensão, e a gente conseguiria fazer essa obra com R$ 200 a R$ 300 milhões”, detalhou.
A linha se conectaria com a Rede Integrada de Transporte Curitiba. Além de criar um novo eixo de integração na Região Metropolitana, desafogando o trânsito diário na avenida, o VLP traria ainda outros ganhos para a cidade.
“Nas cidades em países mais desenvolvidos, você chega ao aeroporto e tem um transporte que leva para o centro da cidade. O tempo de deslocamento é mais rápido, de 12 a 15 minutos. Atualmente, para sair de carro leva de 40 a 50 minutos. Um ganho de tempo considerável”, reforçou
ÔNIBUS BIOCOMBUSTÍVEL – A candidata Maria Victoria mais uma vez defendeu a substituição completa da frota por ônibus movidos a biocombustíveis, como o biodiesel. Ela afastou a possibilidade de adotar ônibus elétricos em função dos custos e do passivo ambiental.
“O ônibus elétrico custa três vezes mais caro que os ônibus atuais. O que propomos são os ônibus movidos a biodiesel. Com os mesmos custos, mas emitem 90% a menos de poluição”, respondeu.
Ela também lembrou do problema com a bateria dos veículos elétricos. “A vida útil das baterias é de 7 anos. Sendo que ainda não encontraram solução para o descarte da bateria na Alemanha. Há um risco de criarmos um grande passivo ambiental”, apontou.
BIO – Maria Victoria está no terceiro mandato de deputada estadual. Tem 10 anos de vida pública e mais de 100 leis aprovadas e sancionadas. Foi eleita em 2023 para a segunda-secretaria da Assembleia Legislativa. É a presidente estadual e municipal do Progressistas.
Maria Victoria é empresária, formada em administração hoteleira na Suíça, fez estágio por seis meses na China e participou de missões humanitárias na África.
É pós-graduada em Gestão Pública e cursou MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA).
Com leis e iniciativas nas áreas da Educação, Saúde, Doenças Raras e Proteção da Mulher, Maria Victoria tem uma atuação voltada a quem mais precisa. Também defende investimentos em Inovação e Energias Renováveis para gerar novos empregos e oportunidades.
Maria Victoria tem 32 anos, é casada com o advogado Diego Campos e tem três curitibinhas: Maria Antonia, Maria Valentina e Maria Stefânia.