A exposição e venda de flores da 13ª Expo&Flor chegou ao fim neste domingo. Foram 10 dias de intensas atividades no parque ambiental da cidade de Ponta Grossa. O grande público prestigiou as atividades organizadas pelo Rotary Clube Alagados,bem como pelo Rotaract e Interact Alagados.
Para além da tradicional exposição de flores e venda de mudas e plantas, nesta edição a Expo&Flor contou com os seguintes eventos: plantio de 200 mudas de árvores frutíferas, concurso de fotografia, visitas dos alunos das escolas públicas, concurso de redação, palestras da Força Verde Mirim, corrida rústica e caminhada, e também a feira de artesanato e de produtos regionais. O evento contou com o apoio dos voluntários das entidades que recebem os valores arrecadados com a feira.
O ponto de grande valor da Expo&Flor é a integração do Rotary e de toda comunidade com as entidades da nossa cidade. Nos meses que antecedem a feira é lançado um edital de inscrições de projetos para todas as entidades e depois de selecionados por uma comissão, são atendidos com os valores arrecadados com a venda das mudas, flores e orquídeas. Inicialmente, foram aprovados 11 e os demais projetos inscritos também poderão ser contemplados se os valores arrecadados na feira superarem o atendimento destes projetos aprovados.
Garantidos e serão atendidos os seguintes projetos: “Baú pedagógico com jogos adaptados para educação especial”, da APROAUT; “Mãos que bordam com amor”, da Rede Feminina de Combate ao Câncer; “Costura”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ponta Grossa – APAE; “Quadros da vida”, da Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados; “Mãos na massa”, da Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa – ASSARTE; “Alimentando com eficiência”, da Comunidade e Casa Deus Pai; “Equipamentos para cozinha”, apresentado pela Casa da sopa da Vó Tereza; “Qualidade no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, do Instituto Educacional Duque de Caxias”; ” Desenvolvimento da primeira infância”, da Pia União das Irmãs da Copiosa Redenção; “FANFARRA, Música para todos”, da Associação de moradores do Rio Verde e Núcleo Pitangui; “Costurando com amor” da Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa. Os projetos da Aproaut e Assarte foram entregues neste final de semana na Expo&Flor.
Todos os projetos estão em conexão e sintonia com as áreas de enfoque do Rotary, em especial, o desenvolvimento econômico e comunitário e com os objetivos da instituição: consolidação da paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água, saneamento e higiene; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico comunitário.
O presidente da Expo&Flor, Renato Galvão, destaca que “a mobilização de todos é fundamental para gerar energia positiva para atender as entidades que prestam relevantes serviços de para a nossa população”. Para o presidente do Rotary, Amauri do Nascimento, a “Expo&Flor é um grande projeto social que integra as entidades e instituições em benefício de todos, além de deixar a cidade mais bonita e colorida. Gostaria de agradecer imensamente a todos que participaram como voluntários ou visitantes. Sem vocês nada disto seria possível. Em nome do Rotary, nosso muito obrigado a todos”.
Agora, além de todo trabalho para encerrar a feira, o Rotary entregará os demais projetos às entidades, prestará contas, realizará a premiação do concurso de fotografias e de redação dos alunos das escolas públicas. E vem aí a 14ª Expo&Flor.
da assessoria