Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Mabel Canto diz que, se eleita, vai propor ensino integral e parcial na rede municipal

2024-09-18 às 15:18
D’Ponta News

A candidata pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Mabel Canto esteve, na manhã desta quarta-feira (18), no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região) para a terceira de uma série de entrevistas com todos os candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa, falando sobre suas propostas, promessas de campanha e projetos.

Confira os destaques da entrevista:

Mabel conta que, durante suas atividades de campanha, as reclamações que mais ouve da população ponta-grossense são em relação à saúde, entre elas, a demora das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para solucionar o problema, uma das propostas da candidata para se eleita é a telemedicina.

Na gestão atual já existe um projeto piloto em andamento e, conforme Mabel explica, “a ideia seria ter na unidade de saúde uma enfermeira que vai fazer uma avaliação e, se for o caso, vai ligar para o médico em uma central, que vai fazer esse atendimento”, conta.

Além disso, Mabel diz que pretende implantar mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Oficinas e a construção de um novo hospital no prédio 26 de Outubro, o qual receberá pacientes emergenciais e serão feitas cirurgias simples.

Gestão das UPAs

Quando questionada se manteria a gestão das UPAs terceirizadas, conforme modelo atual, Canto afirma que a ideia seria ter os servidores da saúde administrando o local e conta que o Centro de Atenção à Criança (CAC), que é administrado por servidores municipais, “dobrou o número de atendimentos no mês. (…) Quando é o servidor, o funcionalismo, há um respeito pela população, um engajamento maior nos atendimentos”, declara.

Educação inclusiva

A candidata expõe, que entre todas as suas propostas, a que mais considera como necessária é a educação inclusiva. “Tenho conversado com muitas mães e pais de crianças atípicas e [com necessidades] especiais; vejo o sofrimento que eles passam. Eles nos relatam que não tem muita inclusão no município”, conta.

Atualmente, segundo Mabel, há cerca de 1800 crianças na fila da neuropediatria em Ponta Grossa. Após “zerar a fila”, a intenção é capacitar os profissionais da educação para que essas crianças tenham “mais qualidade de vida dentro da escola”, assinala.

Mercado Municipal

Mabel afirma que, se eleita, o Mercado Municipal será construído no local onde atualmente é realizada a Feira do Produtor, ne rua Benjamin Constant. Segundo ela, os produtores não serão retirados do local, pelo contrário, “vão ter um lugar privilegiado”, destaca.

No local, será englobado os artesãos da cidade e será feito um centro gastronômico.

Transporte Coletivo

A candidata relata que entre as reclamações que ouve da população sobre o transporte público da cidade, as principais são a diminuição da frota, ônibus superlotados e com pouca vida útil. “Nós temos que resolver estas questões primeiro; fazer mini terminais para interligar o sistema”, ressalta.

Segundo ela, a tarifa deve ser justa, mas o subsídio deve vir do Estado. Como deputada estadual, lembra que é autora de um projeto de lei para que isso seja feito em todo o Paraná. “Governo do Estado faz subsídio para Curitiba e Região Metropolitana de milhões; por que não pode investir, por exemplo, em uma região como Ponta Grossa?”, questiona.

Educação integral ou parcial e kit merenda

Canto diz que pretende reestruturar a rede de ensino municipal e um um dos pedidos que mais recebe de pais de alunos é para que possam optar por tempo integral ou parcial nas escolas. No integral, é preciso “propiciar um contraturno de qualidade (…) para que a criança tenha esporte, cultura e atividades tecnológicas”, pontua a candidata.

Ainda, como uma de suas propostas, diz que será entregue para as crianças matriculadas na rede municipal um ‘kit merenda’, toda sexta-feira para complementação alimentar no final de semana.

Assista a entrevista completa: