Nesta sexta-feira (20) é celebrado o Dia do Gaúcho, data que homenageia a Revolução Farroupilha, que teve início nesse dia em 1835. No Rio Grande do Sul, o 20 de setembro é celebrado pelos gaúchos, faz parte do hino do estado e é feriado estadual.
Os gaúchos começam a celebrar a data no dia 13 de setembro, que é quando começa a Semana Farroupilha. Esse é um evento festivo que tem o objetivo de valorizar a cultura regional, então o chimarrão, churrasco, a pilcha gaúcha e afins não podem faltar nesta celebração.
Em Ponta Grossa, o CTG União Vila Velha mantém as tradições gaúchas vivas na cidade com o lema: “A tradição gaúcha esculpida no arenito do tempo”. Para festejar essa data especial, o Centro de Tradições Gaúchas realiza atividades na cidade.
“Celebrar o Dia do Gaúcho neste templo da cultura que identifica o povo sul-brasileiro, ajojado num mesmo tento e forjado pelo tempo que a história nos legou, é uma honra. A chama crioula que flameja traz consigo a luz do conhecimento e o calor da amizade que faz dos estados do Sul uma só querência”, afirma o patrão do CTG União Vila Velha, Adriano Comassetto. “Viva o gaúcho de todas as querências”, destaca.
Confira:
Acampamento Farroupilha no CTG União Vila Velha
De sexta-feira (20) a domingo (22), o CTG União Vila Velha promove o Acampamento Farroupilha para comemorar a data festiva para os gaúchos.
Hoje, acontece a abertura oficial com acendimento da chama crioula, às 20h. O jantar acontece, às 21h, e ainda terá o cardápio definido, com os custos divididos entre todos os participantes. Finalizando a noite, às 22h, a programação segue com tertúlia livre.
No sábado (21), o dia começa com uma roda de chimarrão, às 8h, e tem o café da manhã, às 9h. Ao meio-dia acontece o almoço, com o cardápio ainda a ser definindo, no mesmo formato de sexta à noite. Durante a noite, o Grupo Herdeiros da Tradição embala o ‘Jantar Dançante’, que tem entrevero e acompanhamentos no cardápio e custará R$ 55,00. Crianças de até 12 anos não pagam e as bebidas são à parte.
No domingo (22), o dia começa com uma roda de chimarrão, às 8h, e tem o café da manhã, às 9h. A missa crioula com o padre Edvino Sicuro acontece, às 10h15, com a chegada da imagem de Nossa Senhora das Brotas. Às 13h, acontece a costela de fogo de chão com acompanhamentos, e os custos serão divididos entre os participantes. A partir das 14h, a programação segue com tertúlia livre.
Serviço
Você pode acompanhar as atividades promovidas pelo CTG União Vila Velha, através do instagram.