O Instituto Água e Terra (IAT) superou em 26% a meta de distribuição de mudas de espécies nativas durante a Semana da Árvore, celebrada entre 16 e 21 de setembro (Dia da Árvore). O órgão ambiental entregou 63 mil mudas em todas as regiões do Estado, 13 mil a mais do que o planejamento inicial. O montante equivale a uma área regenerada estimada em 79 hectares. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
A ação integra o programa Paraná Mais Verde, que busca, por meio da recuperação dos biomas, aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, além de incentivar a população a plantar árvores.
“Isso é muito importante, especialmente nos dias atuais, de enfrentamento à mudança climática. A árvore que vem a se desenvolver a partir dessas mudas doadas faz com que esse ciclo de estoque de carbono no solo, de ciclagem de nutrientes, o ciclo da água, seja intensificado, seja mantido, para devolver o equilíbrio para o ambiente a partir da árvore”, explica o engenheiro florestal do IAT, Alexandre Mastella.
As mudas foram plantadas em áreas em processo de recuperação, Áreas de Preservação Permanente (APP) no entorno de nascentes, bem como áreas próximas ou pertencentes a escolas e entidades. Contou com a participação de estudantes, organizações da sociedade civil, além da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Houve também atividades de educação ambiental. Mais de 3.500 pessoas participaram das diferentes ações em todo o Paraná.
“Foram muitos plantios e ações de educação ambiental, juntamente com o Núcleo de Educação Ambiental do IAT, realizadas em escolas, em áreas públicas e parques. Superou a nossa expectativa, para o bem do Paraná”, afirma o engenheiro.
A região de Maringá se destacou na distribuição e plantio de mudas. Foram mais de 22 mil plantas doadas na regional que abrange 29 municípios do Noroeste do Paraná. Entre as espécies distribuídas estão a paineira, angico, branquilho, ipê, guajuvira, araucária, pitanga, jabuticaba, cerejeira-do-mato, uvaia e araçá.
Paraná Mais Verde
O programa incentiva o plantio de mudas de espécies nativas do Paraná como forma aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, bem como incentivar a população a plantar árvores, seja em área urbana ou rural, para colaborar no equilíbrio do clima. As mudas são plantadas em áreas que precisam ser recuperadas ou melhor arborizadas.
São seis linhas de ação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná.
da AEN