Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024

Gaeco de Ponta Grossa cumpre mandados de busca contra ex-estagiário do Judiciário investigado por possível vazamento de informações sigilosas

2024-09-25 às 08:31
Foto: Arquivo/MPPR

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu nesta quarta-feira, 25 de setembro, dois mandados de busca e apreensão na Operação Creonte, que apura o possível vazamento de informações sigilosas de processo de estupro de vulnerável por um ex-estagiário do Poder Judiciário local. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca.

De acordo com as investigações, em julho deste ano, o então estagiário, ainda no exercício das funções, teria acessado informações do processo – entre elas, a expedição de mandados de prisão – e alertado um investigado sobre a decretação de sua prisão pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Ponta Grossa, o que inviabilizou sua captura pela Polícia Civil. O alvo do mandado permaneceu foragido por uma semana.

As investigações tiveram início a partir de comunicação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) ao Ministério Público sobre a possível ilegalidade. Além do vazamento do mandado de prisão, foram obtidos indícios de que o então estagiário teria ligação com membro de facção criminosa e com escritórios de advocacia, e apura-se se ele teria se utilizado da função pública para beneficiar outros criminosos.

Os dois mandados foram cumpridos em endereços relacionados ao investigado em Ponta Grossa.

do MPPR