Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024

Semana Nacional do Trânsito: motorista do Driver Elite Caveiras elenca principais problemas no tráfego de PG

2024-09-25 às 14:04
Foto: Rafael Guedes/D’Ponta News

Prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Durante o período, a campanha visa reforçar ações educativas e de conscientização realizadas pelos órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O Portal D’Ponta News questionou os profissionais com mais experiência no assunto para um levantamento dos principais problemas de trânsito percebidos em Ponta Grossa.  O motorista do Driver Elite Caveiras – grupo de motoristas de aplicativo da cidade – Anderson Martins pontuou alguns deles. Veja abaixo:

Revisão e expansão da estrutura viária

“Diversas vias de Ponta Grossa enfrentam congestionamento severo, especialmente nos horários de pico”, ressalta o motorista e propõe que é necessário reavaliar e modernizar a malha viária, implementando novos eixos de tráfego ou sistemas binários que redistribuam o fluxo de veículos e aliviem os gargalos.

Otimização do transporte coletivo

Anderson destaca que um dos postos principais a serem revisados é o transporte coletivo. Segundo ele, é necessário criar corredores exclusivos para os ônibus. “Isso poderia reduzir significativamente o tempo de viagem”, assinala.

Mobilidade Ativa e Sustentável

Promover o uso de bicicletas na cidade como uma alternativa ao carro. “Precisamos criar alternativas”, expõe.

Também, melhorar as calçadas “que são fundamentais para garantir a segurança dos pedestres, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, pontua.

Sinalização

“A sinalização em muitas áreas de Ponta Grossa é inadequada ou confusa, prejudicando tanto a segurança dos pedestres, quanto a fluidez do trânsito”, destaca, comentando a falta de educação dos usuários na cidade e que o poder público deveria investir mais em campanhas educativas.

Investimentos em tecnologia e integração

Segundo ele, o poder público deveria investir em mais semáforos inteligentes que ajustem os tempos de acordo com o fluxo de veículos e aplicativos que interajam com informações em tempo real sobre o trânsito, para trazer “maior eficiência e previsibilidade aos usuários”, propõe.

Estacionamentos e controle de carga e descarga

“A falta de estacionamento adequado nas áreas centrais e a desorganização das zonas de cargas, afetam negativamente a fluidez do trânsito”, declara, e comenta que estacionamentos verticais e subterrâneos, junto com a implantação de áreas de carga e descarga, podem contribuir para um melhor aproveitamento de espaço urbano.

Anderson também propõe que o primeiro passo para discutir os problemas do trânsito em Ponta Grossa seria a criação de um Conselho de Trânsito e Mobilidade. “Seria um passo fundamental para envolver a sociedade civil, especialistas e profissionais de urbanismo na busca de soluções eficazes e colaborativas”, finaliza.