Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024

Casa Civil lança laboratório de dados para otimizar gestão pública estadual

2024-10-01 às 19:10
Foto: Casa Civil

A Casa Civil do Governo do Estado lançou nesta terça-feira (1) o LAB.PR, Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Pública. Trata-se de uma iniciativa inovadora com foco nas áreas de tecnologia da informação e ciência de dados, com base no conceito de Inteligência Pública (PI). O laboratório garantirá a transferência de conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento dos projetos que devem otimizar o funcionamento da máquina pública.

Instalado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o LAB.PR foi idealizado pela Casa Civil e criado através do Decreto 6359/2024. Ele é o quinto e último eixo a ser lançado do Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR), e tem por objetivo transformar a administração pública por meio da aplicação de ciência de dados, inteligência artificial e utilização de linguagem simples e redesign de documentos públicos.

Segundo o chefe da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega, o LAB.PR vai ser uma ferramenta transformadora para a gestão pública paranaense. “É uma revolução na forma como o Governo do Estado se relaciona com a população, servidores, e com o corpo técnico e diretivo de secretarias estratégicas”, afirmou. “Será um legado para todas as próximas gestões”, complementou Ortega.

Maiquel Zimann, diretor-geral da Casa Civil, destacou o alcance desta iniciativa. “O laboratório é a cereja do bolo do projeto CIG-PR. Ele não apenas vai abastecer de dados e informações o Centro de Governança, mas também dará respaldo para a atuação dos demais órgãos da administração estadual conforme sua atuação for ampliada”, disse.

O coordenador do LAB.PR é Caio César Zerbato, também diretor de Integração Institucional da Casa Civil. Para ele, essa iniciativa é estratégica para modernizar a forma de administrar a máquina pública. “Cada vez mais o Governo do Paraná busca se estabelecer como uma gestão inovadora e tecnológica. O objetivo é dar cada vez mais eficiência e fazer com que as políticas públicas sejam de alta precisão com o uso de dados, inteligência artificial e inteligências analíticas”, explicou.

Zerbato também destacou o lançamento oficial do site https://lab.pr.gov.br. Neste endereço, a população poderá acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela equipe de especialistas em dados, bem como terá acesso a conteúdos exclusivos e e-books. Atualmente, quem acessar o site pode baixar gratuitamente os livros digitais “Introdução à Transformação Digital para Gestores Públicos”, “Guia de Simplificação de Linguagem Simples”, “A Era dos Dados para o Setor Público” e “LGPD para o Setor Público – Volume 01”.

CIG-PR

Lançado em agosto, o Centro Integrado de Gestão e Governança (CIG-PR) é o primeiro do tipo no Brasil. Resulta de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (Fapec), ligada à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que atua em parceria com diversas instituições, como Mercosul, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, ainda, preside a cúpula de apoio aos projetos para os países do G20 e do Brics (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Além do LAB.PR, outros quatro eixos compõem o CIG-PR. O Centro de Governança é responsável por desenvolver e aplicar metodologias que tragam mais transparência aos dados, proporcionando uma maior possibilidade de tomada de decisões pelos gestores públicos. Já o Escritório de Processos promove e desenvolve soluções inteligentes que aumentem a vantagem, a eficiência de programas, políticas, projetos e ações.

Por sua vez, o eixo de Dívida Ativa busca soluções e metodologias que visam recuperar débitos fiscais, garantindo o cumprimento das obrigações legais e o aumento da arrecadação. Também faz parte do CIG-PR o Escritório de Investimentos, que atua para garantir a execução dos investimentos públicos do Paraná de forma mais eficiente, focando principalmente no potencial de crescimento de algumas cidades.

da AEN