As urnas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2024 foram entregues nos locais de votação na manhã deste sábado (5). Em Curitiba, a saída dos veículos carregados com as urnas foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
A entrega das urnas em Curitiba iniciou-se às 7h, com previsão de encerrar-se até as 10h. Já as urnas das Seções Eleitorais localizadas em escolas adventistas foram entregues na tarde desta sexta-feira (4). A capital do estado tem 419 locais de votação e 4.022 Seções Eleitorais, segundo a Seção de Gestão de Urnas.
No interior do estado, a maior parte das urnas também é distribuída neste sábado, no período das 7h às 10h. Mas, em razão das distâncias de alguns locais de votação situados em áreas rurais, existem algumas situações excepcionais: no caso de ilhas, localidades rurais de difícil acesso e escolas adventistas, as urnas foram entregues já na sexta-feira (4).
Cerca de 80% dos equipamentos, em torno de 23,6 mil urnas eletrônicas, que serão distribuídas em 4.120 locais de votação, são transportadas por um contingente mínimo de 737 veículos dos Correios.
Nos municípios do interior, além dos Correios, realizam a distribuição das urnas tambémas Prefeituras e os Cartórios Eleitorais, que fazem o transporte dos materiais por conta própria ou com o auxílio de colaboradores nomeados (administradores de prédio e presidentes de Seção Eleitoral). Serão transportadas dessa forma cerca de 6 mil urnas.
Em Curitiba, o transporte envolve 77 veículos tanto para a entrega das urnas quanto para o seu recolhimento, logo após a finalização da votação. No interior, a entrega envolve 747 veículos e quatro barcos; no recolhimento, serão utilizados 815 veículos e quatro barcos.
Todas as urnas, da capital e do interior, deverão ser recolhidas até as 20h deste domingo (6).
Após a entrega das urnas, as equipes de roteiristas da Justiça Eleitoral passarão nos locais de votação para realizar a vistoria nas Seções Eleitorais. O trabalho consiste na verificação do leiaute das Seções, de acordo com o previsto na página dez do Manual do Mesário, além da realização do teste de funcionamento das urnas eletrônicas.
do TRE-PR