Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024

Empreendedores que Inspiram: Elizângela Neves

2024-10-16 às 15:14

por Michelle de Geus

Foi em busca da independência financeira e da oportunidade de acompanhar o crescimento dos filhos que a empresária Elizângela Neves criou a Master Line Centro de Beleza e Cursos Profissionalizantes. Há cerca de 20 anos a empresa oferece cursos presenciais de cabeleireira, barbeiro, penteado, mechas, design de sobrancelha, maquiagem, manicure, depilação e alongamento de cílios em Ponta Grossa, atendendo também a alunos de Carambeí, Castro, Palmeira e Tibagi com preços e horários diferenciados. Além dos cursos, a Master Line ainda promove workshops, eventos e parcerias para conectar os alunos com profissionais renomados da área e enriquecer ainda mais a sua formação.

No início de sua carreira, Elizângela estava em busca de uma profissão que lhe permitisse dar atenção ao filho mais velho, que na época ainda era bebê. “Eu comecei a buscar alguma coisa para trabalhar e decidi fazer alguns cursos na área de estética. Então eu já percebi essa deficiência de cursos aqui em Ponta Grossa, porque tinha de buscar tudo fora”, lembra. Pouco depois, ela se tornou representante de uma marca de cosméticos, e uma de suas atribuições era dar treinamentos para ensinar profissionais dos salões de beleza a usarem os produtos, fazendo com que a necessidade de oferecer cursos ficasse ainda mais evidente. “Não foi nada programado. Foi uma questão de se adequar às oportunidades que surgiram e buscar sempre o meu melhor”, afirma.

Atualmente, cerca de três mil pessoas já passaram pela Master Line, e a empresa impacta toda a cidade formando novos profissionais.

A maior realização

Uma das maiores inspirações de Elizângela para continuar trabalhando é ver a transformação na vida de outras pessoas através dos cursos profissionalizantes da Master Line. “Como eu trabalho com o público iniciante, é muito gratificante fazer parte do início da carreira dessas pessoas. É incrível ver uma pessoa que não sabia nem pegar uma tesoura se tornar uma profissional excelente”, aponta, acrescentando que algumas ex-alunas já são donas dos próprios salões de beleza. “A minha maior realização é ver que a pessoa cresceu, que ela começou ali na Master Line, aprendeu uma nova profissão e foi para a frente”, acrescenta.

Novo olhar para o outro

A empresária comenta ainda que se empenha em inspirar as alunas da Master Line a terem um olhar humanizado e a trabalharem com respeito às pessoas. “Eu sempre falo para as minhas alunas que é importante olhar as pessoas através delas. Quando você aprende a olhar as pessoas através delas, você não vai ver apenas a aparência daquela pessoa, mas observar o comportamento dela e como ela vive”, aponta. “Com esse novo olhar, você se conecta com as pessoas, aprende a conversar, aprende a incentivar e até a puxar a orelha da pessoa sem que ela fique com raiva de você”, acrescenta.

Elizângela acredita que no ramo da beleza o carinho e a atenção com o cliente é o segredo para se manter no mercado. “Hoje em dia, se você trabalhar bem, você sempre tem cliente e sempre tem dinheiro. Agora, se você buscar só o dinheiro, o seu negócio não vai para a frente”, alerta, ressaltando que o atendimento humanizado é uma das habilidades desenvolvidas durante os cursos da Master Line. “Afinal, ninguém gosta de se sentir apenas um cifrão. É muito desconfortável quando você vai a um salão maravilhoso, mas a pessoa mal olha para você”, complementa.

Coragem na luta

De toda a sua jornada como empresária, o aspecto que Elizângela acredita que pode inspirar outras pessoas é a resiliência. “Os momentos mais difíceis são os que mais fazem você crescer, e isso foi muito marcante na minha trajetória. Por várias vezes eu estive prestes a fechar tudo, porque não tinha mais como sobreviver”, relata. Para as pessoas que estão começando agora o próprio negócio, ela aconselha a continuarem batalhando. “Nós não podemos ter medo, porque os altos e baixos acontecem muito”, conclui, acrescentando que a renovação constante e as parcerias são fundamentais para superar os momentos difíceis.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #303