Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Outubro Rosa: maioria dos pacientes com câncer de mama não têm histórico familiar da doença, diz mastologista Fábio Mansani

2024-10-10 às 15:12
D’Ponta News

O médico mastologista, Fábio Postiglione Mansani esteve em entrevista, manhã desta quinta-feira (10), no  programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba).

Confira os destaques da entrevista:

O Outubro Rosa é uma campanha instituída pelo Ministério da Saúde em que, durante todo o mês, são realizadas ações para conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

O médico conta que, a cerca de um ano atrás, fez um levantamento em Ponta Grossa que apontou “uma dificuldade com a participação das mulheres nos programas de prevenção [ao câncer] que existem”, declarou.

“O Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer [INCA] orienta exames a cada dois anos para câncer de mama e a Sociedade [Brasileira] de Mastologia [SBM] recomenda anualmente”, afirma.

Mesmo com o prazo extenso e voltado a mulheres acima dos cinquenta anos de idade, Fábio explica que a cobertura de exames do câncer de mama no Brasil é de aproximadamente 20%. “80% das nossas pacientes estão abandonadas”, ressalta.

Mansani esclarece também que o câncer é uma doença genética que pode ser hereditária ou devido a alguma interferência ao longo da vida. “A genética está sempre envolvida, mas nem sempre é obrigatório essa evolução genética”, pontua o médico, dizendo que a doença pode aparecer em uma pessoa que não possui histórico familiar.

Segundo ele, a maioria dos casos não são em pessoas que têm histórico familiar da doença, porém enfatiza: “quem tem histórico, tem que ter uma vigilância ainda mais presente, pois o risco é ainda maior”.

E estima: “de cada 8 a dez mulheres, uma vai ter câncer de mama” e em casos hereditários, o risco da doença é de cerca de 70%, por isso, para Fábio, “o Outubro Rosa que funciona é aquele que é feito 365 dias por ano”, destaca o médico.

Assista a entrevista na íntegra: