Já está disponível no site da Itaipu a gravação na íntegra da live realizada nessa quinta-feira (10) sobre a concessão pública de patrocínios voltados a projetos nas áreas de esportes, cultura e feiras municipais. Veja aqui.
A live e o material de apoio são apenas um apanhado geral dos editais. Portanto, é imprescindível a leitura dos editais na íntegra antes da submissão dos projetos. O calendário e os editais já estão disponíveis no site.
Durante a reunião, foram apresentados os editais, com informações sobre os objetos e público-alvo, visão geral sobre critérios de eliminação e seleção e considerações finais. A iniciativa reforça o compromisso da Itaipu Binacional com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.
As inscrições de propostas serão abertas no dia 1º de novembro, no caso de esportes, em 1º de dezembro, para ações culturais, e 1º de janeiro de 2025, para pedidos de patrocínio para feiras municipais.
A proposta com os novos editais é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. A Itaipu tem uma área de influência que abrange 434 municípios, 399 do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul, totalizando 11 milhões de pessoas.
Os valores que a Itaipu destinará a eventos esportivos será de R$ 3,5 milhões, o mesmo que para feiras e exposições. Já para propostas da área cultural o investimento da Binacional será de R$ 3 milhões, resultando em R$10 milhões para os três editais. Os critérios para aprovação dos pedidos e o valor que caberá a cada projeto dependerá de sua importância para a população ao qual está voltado.
Para avaliar a importância do projeto, Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental. Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado.
O trabalho da Comunicação Social visou tornar a seleção de propostas mais imparcial e transparente; concentrar 70% dos pedidos recebidos em apenas um período de inscrição; reduzir problemas em prestações de contas; capacitar as proponentes; e publicizar as ações de patrocínio da Itaipu.
Essas ações estão vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de número 3 (Saúde e Bem-estar) 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Saiba mais sobre os ODS clicando aqui.