O candidato a prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) esteve em entrevista, na manhã desta quinta-feira (17), na Rádio T, com João Barbiero, e transmitida pelo Portal D’Ponta News.
Confira os destaques da entrevista:
Eduardo se auto define como “um entusiasta da cidade. Tenho um amor muito grande pela minha cidade. (…) É onde eu tenho toda a minha vida, minha história e a cidade que eu quero cuidar”, declara o candidato.
Pimentel é vice-prefeito de Rafael Greca (PSD) em seus dois mandatos, de 2017 a 2024. Já foi secretário municipal de Obras Públicas e relembra que durante sua gestão foram retomadas obras que estavam paradas como a trincheira da Ceasa e o viaduto da Vila Pompéia.
O candidato já atuou no Governo do Paraná, como Secretário de Estado das Cidades e diz que assumiu o cargo pois “tinha muito a contribuir com as cidades do Paraná. O governador Ratinho Junior quando me convidou sabia da minha experiência”, afirma, e conta que como secretário, foram investidos R$ 4 bilhões em todos os municípios do estado.
“A cidade é o que eu gosto de fazer; a parte urbana das cidades é o que eu gosto de administrar. (…) Eu entendo de cidades, eu me especializei na Fundação Getúlio Vargas em Cidades Inteligentes”, expõe. Eduardo é formado em Administração e pós graduado em Agronegócios pela Universidade Positivo e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com módulo em Nantes (França).
Educação
Se eleito, Pimentel diz que vai fortalecer as escolas municipais com contraturnos com esporte, cultura, inglês, espanhol e educação financeira, através da ampliação do Programa ‘Mãos na Massa’ e afirma: “eu vou construir 36 novas creches”. Também, declara que vai criar o ‘vale-creche’, para pais, que não têm opção nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), poderem escolher creches contratadas pela Prefeitura para matricularem seus filhos. “O assunto da educação é e tem que ser prioridade”, assinala.
Saúde
Sobre a Saúde no município, Eduardo diz que “está bem, mas precisa avançar. Uma cidade é um organismo vivo, ela está em permanente construção”, avalia e diz que o orçamento para o setor será mais de R$ 3 bilhões no ano que vem.
Ressalta também que vai trabalhar muito por campanhas de vacinação e de pesquisas.
Segurança Pública
Segundo o candidato, se eleito, em seus primeiros três meses de mandato, vai abrir um concurso para a Guarda Municipal. “Quero permanentemente equipá-los, eles precisam estar na rua com o poder de polícia, para atua junto com a Polícia Militar no combate ao crime”, destaca.
Conta que vai ampliar o ‘Muralha Digital’, começando pelo bairro CIC, interligando com câmeras particulares para maior monitoramento e segurança.
Assista a entrevista na íntegra: