A dignidade e o bem-estar em foco. Nesta terça-feira (22), o Projeto Novo Ciclo realizou a entrega de 1280 absorventes a mulheres privadas de liberdade da Cadeia Pública Hildebrando de Souza. Coordenado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto fornece produtos de higiene e promove a autonomia e o empoderamento às mulheres.
O Novo Ciclo é um projeto-piloto e pioneiro, que combate a pobreza menstrual carcerária, com treinamento das trabalhadoras. A iniciativa também promove a remição de pena dentro do Hildebrando de Souza: a cada três dias trabalhados, os reeducandos podem abater um dia de suas penas. O professor Rauli Gross, chefe de gabinete da Reitoria da UEPG, destacou o impacto positivo de reintegração social das participantes. “Esse projeto não só fornece itens de higiene, mas também ensina habilidades valiosas que podem ser utilizadas fora das paredes da prisão”, pontuou.
A entrega dos absorventes foi recebida com entusiasmo pelas mulheres privadas de liberdade, que expressaram gratidão pela iniciativa. “É uma sensação boa saber que estamos sendo cuidadas e que nossos direitos estão sendo reconhecidos”, disse uma delas.
Durante a cerimônia de entrega, o diretor da unidade, Acir Portela, destacou a parceria com a comunidade acadêmica e o auxílio do Conselho da Comunidade. “Estamos comprometidos em garantir que todas as mulheres privadas de liberdade tenham acesso a produtos essenciais, refletindo nosso respeito por sua saúde e dignidade”, afirmou.
Eramar Toniolo, presidente do Conselho da Comunidade, disse que a entrega dos absorventes é um passo importante para a humanização do sistema prisional. “Acreditamos que todas as mulheres merecem cuidados e respeito, independentemente de sua situação”, finalizou.
da assessoria