A Editora ABC Projetos Culturais lança, na próxima quarta-feira (30), uma nova edição do Concurso Literário da Biblioteca Gralha Azul. A edição “Autoras Paranaenses” é exclusiva para mulheres residentes ou naturais de municípios do Paraná com população entre 20 mil e 70 mil habitantes.
Serão selecionados 12 textos inéditos, com foco no público infantojuvenil. Além do critério regional, é necessário ser maior de 18 anos. A lista dos municípios habilitados está anexa ao edital de abertura do concurso.
As escritoras interessadas poderão se inscrever gratuitamente pelo formulário online na aba ‘Editais’ do site da Biblioteca Gralha Azul, a partir das 10 horas do dia 30 de outubro até as 23h59 do dia 30 de novembro.
O texto deverá ser inédito, nos gêneros prosa (com 4.000 a 8.000 caracteres) ou poesia (entre 10 e 14 páginas), e o arquivo deverá estar no formato de documento Word (extensão .docx). O tema será livre, desde que direcionado ao público infantojuvenil, com limite de um texto por participante.
As 12 autoras selecionadas terão seus livros ilustrados e publicados em formatos e-book e audiolivro, com toda a produção editorial custeada pelo projeto; também ficarão com todos os direitos autorais e poderão divulgar seus trabalhos gratuitamente na Biblioteca Gralha Azul.
“A Biblioteca Gralha Azul foi uma iniciativa muito bem sucedida no seu propósito de promover e valorizar a literatura produzida no Paraná. O concurso que promoveremos agora tem uma edição dirigida exclusivamente a autoras, valorizando o protagonismo da mulher paranaense na literatura”, elabora Alessandra Bucholdz, coordenadora editorial da Biblioteca Gralha Azul.
Primeira edição publicou 20 livros
No primeiro certame, realizado no segundo semestre de 2023, a ABC Projetos Culturais publicou 20 obras de escritores de todo o Paraná. Foram 14 em setembro e mais seis em janeiro deste ano, todas direcionadas ao público infantojuvenil.
“Naquela ocasião conseguimos revelar uma série não só de autores, mas também de ilustradores paranaenses, que tiveram a oportunidade de editar suas obras e mostrar seu trabalho”, contextualiza Alessandra.
“O público também é beneficiado com a iniciativa, tendo acesso gratuito a obras inéditas, com qualidade editorial e que mostram o Paraná como celeiro da produção literária”, finaliza.
Todos os livros estão disponíveis gratuitamente no site da Biblioteca Gralha Azul.
da assessoria