Um homem de 46 anos precisou ser socorrido e encaminhado pelo SAMU a um hospital, depois de entrar em surto psicótico e ameaçar atentar contra a própria vida, ao encostar uma tesoura ao pescoço, na tarde deste sábado (26). Segundo a Polícia Militar, que foi acionada para prestar apoio à ocorrência, na Rua Almirante Barroso, no Rio Verde, no bairro Neves, às 13h47, a corporação foi chamada porque um homem estaria em surto psicótico, o que colocava em risco a integridade dos familiares.
No local, o homem foi encontrado no pátio externo da casa. Ele apresentava comportamento agressivo e tinha a tesoura encostada na lateral de seu pescoço, proferindo palavras desconexas e ameaçava tirar a própria vida, caso os policiais avançassem e entrassem no imóvel.
De imediato, os policiais adotaram o protocolo de primeira intervenção em crise vigente na corporação, ao afastar para local seguro os familiares que estavam dentro da casa e pedindo apoio para isolar o local da crise. Com a chegada do apoio tático, a equipe deu continuidade à primeira intervenção, por cerca de uma hora, até que convencesse o homem a entregar a eles a tesoura e concordar em ser atendido pela equipe do SAMU. O homem foi deslocado pela ambulância até o Hospital Unimed, para onde foi acompanhado de um familiar que não estava envolvido na crise.
Ainda conforme a PM, inicialmente, a ocorrência foi registrada junto ao 190 como ameaça e dano a um automóvel Chevrolet Celta, praticado pelo indivíduo. Não foi constatada a ameaça e não foi configurado crime de dano, visto que o carro pertencia ao causador do evento crítico.
A mãe do homem de 46 anos relatou que o filho é usuário de crack e que ele já esteve internado para tratamento psiquiátrico. No entanto, ele abandonou o tratamento médico e já estaria afastado do trabalho há dois anos. Sobre o fato motivador da crise, a mulher afirmou que o filho ficou alterado depois que ela pediu que ele não estacionasse o carro na garagem de casa. Nesse momento, ele passou a quebrar os vidros do automóvel e pegou a tesoura, ameaçando atentar contra a própria integridade física.
Depois que o homem foi levado ao hospital, os policiais liberaram o local aos familiares. Não foi necessário o uso de força pela equipes da Polícia Militar.
Informações: 1º BPM