Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024

Gaeco denuncia quatro integrantes de facção por tráfico de drogas e outros crimes a partir de resultados da Operação White Book

2024-10-29 às 10:47

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia criminal contra quatro pessoas por associação criminosa, organização criminosa e tráfico de drogas. Os crimes foram apurados a partir da Operação White Book, investigação do Gaeco realizada em parceria com o 2º Comando Regional de Polícia Militar de Londrina e deflagrada em dezembro do ano passado, com uma segunda etapa executada em agosto deste ano, com ordens judiciais cumpridas no Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Os denunciados têm participação em facção criminosa que age a partir de presídios, sendo que três deles atualmente estão detidos e um está foragido. Na ação penal são citados dez fatos criminosos imputados a eles. A apuração começou no final de 2023, a partir da identificação, pelo Gaeco, de um suspeito em Ibiporã, que atuaria no setor de cadastros da organização criminosa, atividade denominada de “livro branco” – daí o nome da operação.

Grupo Especializado – O Gaeco é composto por membros e servidores do Ministério Público e por policiais civis e militares que atuam sob a coordenação do Ministério Público, sendo as principais atribuições do Grupo a atuação em investigações sobre o crime organizado e de desvios de recursos públicos, além da fiscalização da atividade policial. Atualmente, o Gaeco do MPPR está estruturado em nove núcleos regionais distribuídos em todo o estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

do MPPR