Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

UEPG e empresa japonesa firmam parceria em projeto de educação tecnológica

2024-10-29 às 13:53
Foto: Gabriel Miguel

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu representantes da empresa Sprix, do Japão, para apresentar a utilização de metodologia criada pela companhia no programa Talento Tech. No dia 22 de outubro, o presidente da Sprix Brasil, Masaru Nomura, e Yoshiko Sakamoto, foram recebidos no gabinete da Reitoria, no Campus Uvaranas, pelo vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, a coordenação do Talento Tech e a equipe do Escritório de Relações Internacionais (ERI).

A metodologia Tofas:Test of Fundamental Academic Skills, ferramenta de avaliação de conhecimentos na área de tecnologia, foi desenvolvida pela empresa e é aplicada no Talento Tech, programa coordenado pela UEPG e ofertado pelo Governo do Paraná. Após a reunião no gabinete, os visitantes japoneses também conheceram a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) e a sede do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), onde trabalha a equipe do programa. Durante o encontro, foram apresentados aos empresários os primeiros dados coletados com a aplicação do Tofas entre os estudantes.

“Estamos animados com as possibilidades, pois os resultados obtidos pela aplicação do teste no início do programa foram surpreendentes e ficamos na expectativa que, ao final da primeira turma uma nova avaliação utilizando o Tofas mostre uma evolução desses estudantes”, explica o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Ele destaca que a parceria com a Sprix representa uma vitória, por incorporar ao projeto Talento Tech as ferramentas para avaliar e acompanhar o desenvolvimento de um público diverso e heterogêneo de estudantes.

O Tofas foi criado pela Sprix para avaliar de forma precisa, por meio de diferentes critérios, o nível de habilidade dos estudantes na linguagem tecnológica e sua proficiência em programação, tendo as demandas do mercado profissional como parâmetro para avaliar o desempenho. A coordenação do projeto observa que desde a implementação do teste e as mudanças promovidas após as avaliações, houve um aumento na qualidade do aprendizado entre os estudantes.

Os representantes da empresa japonesa ressaltam a surpresa e satisfação em conhecer os impactos da utilização de metodologia Tofas na educação e no desenvolvimento social. “Viemos para compreender mais sobre a contribuição da utilização do Tofas no projeto e nos alegra em ver como essas contribuições influenciam na melhoria de vida dos participantes, assim como nas cidades onde moram os estudantes”, exalta o presidente da Sprix Brasil, Masaru Nomura. O visitante destacou a visita como uma oportunidade para conhecer a Universidade.

As avaliações com o sistema Tofas começaram a ser aplicadas pela coordenação do Talento Tech nos polos de apoio presenciais onde o programa é realizado. A iniciativa permitiu a reformulação de metodologias e conteúdos aplicados no programa, com base na realidade dos estudantes. A implementação da metodologia foi possível graças à parceria entre a Sprix, coordenação do programa e a Secretaria de Planejamento do Paraná, idealizadora do Talento Tech.

A coordenadora-geral do Talento Tech, professora Paola Scortegagna, destaca que a visita do presidente da Sprix à UEPG foi um marco significativo, pois permitiu verificar de perto os resultados iniciais da aplicação do teste e entender o funcionamento do projeto. “A visita estreitou os diálogos para futuras parcerias entre a UEPG e a Sprix, com perspectivas de novas colaborações no campo da educação tecnológica”, pontua. A coordenadora explica que os dados coletados com a aplicação do Tofas fomentarão pesquisas acadêmicas na área de Educação.

“A visita da comitiva japonesa foi extremamente positiva. Eles ficaram impressionados com a aplicação eficiente da metodologia Tofas dentro do Talento Tech e como os dados gerados pela ferramenta ajudaram a moldar o desenvolvimento dos estudantes em áreas chave”, celebra o coordenador pedagógico do programa, professor Albino Szesz. Ele ressalta que o encontro reforçou a importância da colaboração internacional para projetos de tecnologia e na busca por melhorias na educação pública.

Sobre o Talento Tech

O Talento Tech é um programa educacional, coordenado pelo UEPG, que promove cursos a distância de formação tecnológica. A iniciativa também ensina a linguagem de programação a estudantes de Ensino Médio e dos primeiros anos universitários, que moram nos cinquenta municípios com mais baixos índices de desenvolvimento humano do Paraná.

Além de oferecer formação na área de tecnologia para três mil estudantes, com bolsas de R$1.350,00 e R$1.500,00, o Talento Tech abre portas para o mercado profissional, por meio de parcerias com grandes empresas do setor de tecnologia para a garantia de emprego aos participantes do projeto. Com duração de três anos, o Talento Tech iniciou suas atividades neste ano e é realizado pelas Secretarias de Planejamento; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Educação (SEED).

da assessoria