Domingo, 24 de Novembro de 2024

Dia de Finados terá missas nos cemitérios

2024-10-31 às 13:13
Foto: Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa

“É esta a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum dos que Ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia” (Jo 6,39). O versículo bíblico, que atesta a fé na ressurreição pregada pela Igreja Católica, se destaca na postagem sobre Finados da Paróquia São Judas Tadeu, de Castro. Neste sábado (2), data em que a Igreja celebra os fiéis defuntos, reflexão e preces nos cemitérios, paróquias e capelas, por toda a Diocese, “em homenagem aos que não estão mais entre nós, mas permanecem em nossas orações”, como lembra o post preparado pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi.

O Dia de Finados não é para ser um dia de tristeza ou de desânimo, mas um dia de saudade, para lembrarmos com carinho daqueles que já se foram e rezarmos por eles. E por essa crença, todos os anos, milhares de pessoas visitam os cemitérios. No Cemitério Parque Jardim Paraíso, que é administrado pela Diocese de Ponta Grossa, calcula-se que aproximadamente 40 mil pessoas passem pelo campo santo nesta data. Estão previstas celebrações pelos fiéis defuntos em diferentes cemitérios de Ponta Grossa e também em outras cidades da Diocese. O bispo Dom Bruno Elizeu Versari, pela primeira vez, rezará missa, às 10 horas, no Cemitério Parque Jardim Paraíso, onde acontecerá ainda celebração às 15 horas, com o diretor-presidente do cemitério e vigário geral, padre Jaime Rossa.

O cemitério parque abrirá das 7 às 18 horas. O setor administrativo começará a funcionar às 8 horas, seguindo até às 17h30min. Haverá atendimento de confissões das 9 às 17h30, oferta de conversas com a psicóloga Inês Grochowski, além da Missão de Escuta, com diáconos e integrantes da Comunidade Católica Shalom e da Rede Jovem das Células da Paróquia Santa Rita de Cássia. A partir das 8 horas, funcionarão horários especiais de ônibus do transporte coletivo, levando os visitantes até o interior do cemitério. Ocorrerá ainda venda de flores, suporte e velas.

Em Ponta Grossa, as paróquias que têm campos santos em seus territórios terão ali missas neste dia 2. Na Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, padre Roberval Mülhstedt vai celebrar missa no Cemitério São Sebastião, às 9 horas. Caso chova a missa será transferida pela matriz. Na São Pedro Apóstolo, haverá celebração às 8 e 15 horas, no Cemitério Chapada, e, às 9 horas, nos Cemitérios Gertrudes e Taquari. Territórios da Paróquia São Francisco, nos cemitérios do distrito de Uvaia e no da Chapada a missa será às 8 horas.

Na cripta da Paróquia/Catedral Sant’Ana, as celebrações acontecerão no dia 1º, às 18 horas, e, dia 2, às 11 horas. Em boa parte das paróquias as missas seguirão os horários de domingo.

Pela Diocese

Em Telêmaco Borba, padre Sandro Maciel Ferreira, pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, vai celebrar missa pelos fieis defuntos, às 9 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.

Em Irati, o filho da terra, Monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos, ordenado bispo auxiliar de Porto Alegre em dezembro, vai celebrar missa no cemitério de Guamirim, às 9 horas. No campo santo, estão sepultados os pais do bispo. O cemitério pertence ao território da Paróquia São Miguel, que realizará celebrações ainda, pela manhã, nas capelas do interior, e às 16h30, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Morro da Santa. Quem vai presidir a missa será o pároco, padre Alvaro Nortok.

Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, a missa será às 8h30, no cemitério de Pinho de Baixo, e às 10 horas, em Apiaba, ocorrerá celebração da Palavra. Em caso de chuva, as celebrações serão nas capelas. Na Paróquia São João Batista, vai acontecer missa às 10 horas, na matriz, e, às 8h30, na Capela Santo Antônio, em Riozinho. No cemitério da Vila São João, será rezado o terço, às 9 horas.

Em Castro, a Paróquia São Judas Tadeu agendou missa às 8h30, no cemitério da comunidade Rio Abaixo; às 10 horas, em Guararema, Pereiras e no Cemitério Frei Mathias; e, às 14 horas, em Agostinhos e Pedras. Em caso de chuva forte, as celebrações serão canceladas. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a missa está programada para às 8 horas, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, na Vila Rio Branco.

Em Imbituva, a celebração no Cemitério Municipal Cristo Rei será às 9 horas. Se chover, a missa vai ser transferida para igreja matriz da Paróquia Santo Antônio. Em Ivaí, as missas celebradas pela Paróquia Cristo Rei acontecerão às 9 horas, no Cemitério Municipal; às 10 horas, no Cemitério Cachoeirinha e, às 14 horas, no Cemitério Bom Jardim. Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realizará celebração no Cemitério Municipal, às 8, 10 e 12 horas. Em caso de mau tempo, as missas serão na matriz.

Indulgência Plenária

O Dia dos Fiéis Defuntos é uma oportunidade para rezar e fazer memória das pessoas que partiram desta vida. Além disso, na ocasião, a Igreja concede a possibilidade de alcançar indulgências em favor dos falecidos.

‘A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos’, consta no Catecismo da Igreja Católica.

De acordo com a Indulgentiarum Doctrina (Norma 15), um fiel católico pode ganhar indulgência plenária para um familiar ou para outra pessoa falecida que desejar ‘em todas as igrejas, oratórios públicos ou semipúblicos — para os que legitimamente usam desses últimos’. Nesse sentido, é preciso seguir algumas condições, conforme orienta a Santa Igreja: confessar-se bem, rejeitando todo pecado; participar da Santa Missa e comungar com esta intenção; rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, Ave Maria e Glória e visitar o cemitério e rezar pelo falecido.

Fora da semana do Dia de Finados, ao invés de rezar no cemitério, pode-se rezar um terço em família diante de um oratório, Via-Sacra na igreja; meia hora de adoração do Santíssimo ou meia hora de leitura bíblica meditada.

da assessoria