Domingo, 24 de Novembro de 2024

Consumidores da região Centro têm boas expectativas para a Black Friday

2024-11-05 às 13:26
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR revela que 37,9% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday. Os mais animados para a data são os consumidores da região Noroeste, com 45,8%. Na região Centro, que envolve municípios da região de Ponta Grossa e Guarapuava, 38,8% dos consumidores acreditam que a Black Friday é vantajosa, acima da média estadual.

De olho nas oportunidades da data, metade dos entrevistados na região afirmam que aguardam a campanha promocional para fazer suas compras, enquanto 30,5% consideram a possibilidade de adquirir algum item, dependendo das ofertas.

Entre os paranaenses, 24,2% têm o hábito de comprar mais durante a Black Friday, enquanto na região Centro essa parcela é maior, de 29,3%, e 51,2% preferem avaliar com cautela as ofertas, comprando apenas se o desconto for realmente atrativo. Apenas 19,5% não se empolgam com a data na região.

Produtos mais procurados no local

Os consumidores da região Centro dividem o foco de interesse entre os eletrodomésticos e eletrônicos, com 50% cada. Como a pergunta era de múltipla escolha, também foram mencionados itens de vestuário e calçados (24,4%) e viagens e turismo (7,3%).

Tíquete médio e pesquisa de preços

A pesquisa também mostra que 80,2% dos consumidores planejam fazer uma avaliação prévia de preços, e 38,2% intensificam as comparações na semana que antecede a data.

O valor médio estimado para as compras na região é de R$ 957,53, levemente inferior ao tíquete médio estadual, que será de R$ 984,12. Os homens devem gastar um pouco mais, com um tíquete médio de R$ 1.352,08, enquanto o público feminino deve desembolsar em média R$ 764,21.

Antecipação das compras de Natal

Além disso, a Black Friday representa uma oportunidade para as compras de Natal. De acordo com a sondagem, 12,3% dos consumidores da região Centro aproveitam as promoções para adiantar esses presentes, enquanto 37,4% consideram a possibilidade, dependendo das condições e dos descontos oferecidos.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a pesquisa reflete a tendência de consumo no Paraná para uma das principais datas do comércio, apontando que o planejamento e a comparação de preços seguem como fatores decisivos para a maior parte dos consumidores. “De forma geral, é uma oportunidade para antecipar as compras de Natal, renovar os eletrônicos e economizar em bens duráveis, que são naturalmente mais caros. E, inclusive, no momento pré-Black Friday, é possível encontrar boas ofertas e promoções, pois além desses descontos estarem disseminados em diversos setores econômicos, tanto de produtos e serviços, eles não se limitam mais a um dia, nem a uma semana, podendo se estender por períodos maiores”, afirma.

A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, avalia que a data no calendário do consumidor segue ganhando força e, por isso, os negócios precisam se preparar para o período, seja na gestão de estoques, negociação com fornecedores, aproximação com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente.

“O período representa uma oportunidade, acentuada ainda com essa mudança no comportamento do consumidor, pois a data vem se consolidando e se tornando mais visada do que em qualquer outra época do ano. Esse momento é ideal para que quem empreende concentrar seus esforços nos canais de atuação, focando em chegar de forma assertiva no cliente, seja no físico ou digital”, aponta.

Da assessoria