Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024

Evento celebra Dia Mundial do Hip-Hop no Lago de Olarias

2024-11-07 às 10:33
Foto: Divulgação

Acontece no próximo domingo (10), no palco montado no Lago de Olarias, evento em celebração ao Dia Mundial do Hip-Hop, que é comemorado na terça-feira (12). A programação inicia às 15h e segue até as 21h. Estão previstas várias atividades, com a participação de DJs, MCs e outros artistas do movimento. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento contará com a presenta do rapper Renan Inquérito, um dos grandes nomes do hip-hop da atualidade. Além dele, subirão ao palco nomes locais, como MC Luan, MC Konann, Stanley, Gafanhoto, Zero Meia e Gueg, além dos DJs Afrohight e Fino. Apresentadores serão Danilo e Kush Mc.

A celebração do Dia Mundial do Hip-Hop é uma proposta que surgiu através de edital voltado para o movimento, que foi possível por emenda impositiva da vereadora Josi do Coletivo e envolve os artistas selecionados. “Foi pensado com eles e para eles, e veio a calhar de fazermos essa comemoração”, conta o diretor do Departamento de Cultura da Secretaria, Carlos Phantasma.

Movimento comemora

Os participantes estão empolgados e ansiosos pelo evento. A B. girl Sher Campos diz que está muito feliz por serem contemplados com o primeiro edital 100% dedicado ao hip-hop em Ponta Grossa. Para ela, o Dia Mundial do Hip-Hop é um grande marco para a cultura urbana da cidade. A DJ Afrohight também considera o evento muito importante para a cultura local. “Especialmente num lugar onde a representatividade negra é escassa. Vejo isso como uma chance de inspirar outras pessoas, especialmente mulheres negras, e de fortalecer o hip-hop na cidade”, ressalta. Para ela, “editais como esse são essenciais para dar visibilidade a quem, muitas vezes, não tem espaço, enriquecendo a cena cultural e trazendo mais igualdade para todos”.

O produtor cultural Danilo Gabriel diz que a programação do Dia Mundial do Hip-Hop é importante para celebrar “a força transformadora da cultura urbana, que surgiu nas periferias e nos guetos e sempre foi marginalizada”. Para ele, o edital é um marco de apoio para promover e dar oportunidade aos artistas do movimento. Já o rapper Zero Meia considera que é bom ter esse incentivo para a cultura do hip-hop e de Ponta Grossa. “Nos ajuda muito”, destaca.

da assessoria