Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024

Assinatura de convênio entre Associação Giuseppe Garibaldi e Centro Cultural Dante Alighieri garante curso de italiano, no Centro Histórico de Curitiba

2024-11-08 às 15:33
Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (08), em Curitiba, foi formalizado um convênio cultural para a preservação e promoção da língua e da cultura italiana no Brasil. O Centro Cultural Ítalo Brasileiro Comitato Dante Alighieri e a Associação Giuseppe Garibaldi firmaram uma colaboração estratégica que visa a criação de um novo espaço para o ensino da língua italiana, com aulas exclusivas a serem ministradas dentro da sede da associação, o Palácio Garibaldi, no Centro Histórico de Curitiba.

A primeira turma do curso de italiano terá início a partir de março de 2025 e será voltado tanto para os sócios da Associação Giuseppe Garibaldi quanto para a comunidade em geral. A formação será oferecida em módulos básicos, com duração de dois a três anos, conforme a disponibilidade do corpo docente. A proposta é que, após esse período, sejam oferecidos cursos intensivos, com a mesma carga horária, porém com uma duração menor.

Para a presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti, o novo curso será uma oportunidade única para os curitibanos que querem aprender ou aperfeiçoar o idioma, além de um ponto de encontro para os que desejam se aprofundar na cultura italiana.

“A parceria entre as duas entidades é um exemplo de como a união de esforços pode promover o desenvolvimento cultural e educacional, além de preservar a memória histórica dos imigrantes italianos no Brasil. A Associação tem como prioridade, desde sua fundação, o fortalecimento do idioma e estamos felizes com a concretização deste convênio”, destacou.

A associação disponibilizará as salas de aula no Palácio Garibaldi, um dos principais marcos históricos de Curitiba e símbolo da união entre as duas culturas. O primeiro registro de aulas de italiano na sede da associação foi no ano de 1893 e o último em 1999, sob a presidência de Wladimir Trombini.

“O início das aulas será apenas o primeiro passo de uma colaboração que promete enriquecer a vida cultural de Curitiba e consolidar o papel da cidade como um dos principais centros de difusão da cultura ítalo-brasileira no Brasil”, afirmou Cida.

A presidente do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Comitato Dante Alighieri, Deivis Helen Calamucci, destacou a relevância dessa parceria para a promoção da língua e cultura italianas, principalmente porque o curso será certificado pela Sociedade Dante Alighieri, de Roma, uma das mais tradicionais entidades culturais dedicadas à língua italiana. “Estamos expandindo a cultura italiana e dando oportunidade de mais italianos poderem falar o idioma corretamente, além é claro, do fato das duas instituições históricas estarem mais próximas”, afirmou a presidente.

Os alunos que concluírem o curso receberão certificação reconhecida internacionalmente e com o Carimbo do Consulado Geral da Itália em Curitiba, o que agregará valor à formação de todos os participantes. Além disso, os professores do curso serão capacitados e especializados para garantir uma educação de excelência, respeitando as tradições pedagógicas da Sociedade Dante Alighieri.

A assinatura do convênio reuniu representantes das duas instituições, além de autoridades consulares e membros da comunidade ítalo-brasileira. A cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugenia Tiziana Berti, ressaltou a importância dessa colaboração entre as duas entidades para a preservação e a valorização da cultura italiana. “Este é um momento marcante para a língua e a cultura italiana em Curitiba, pois as duas instituições com longa tradição que passam a ser pilares para as novas gerações”, afirmou.

O evento também contou com a presença dos diretores Administrativo e Financeiro da Associação Giuseppe Garibaldi, José Eduardo Gastaldi e Cliceu Luis Bassetti , o diretor Financeiro do Centro Cultural Ítalo Brasileiro – Comitato Dante Alighieri Curitiba, Vinicius Gasparin, e o diretor de Produção da PAM Pró-Arte e Movimento, James Henrique Souza.

Da assessoria