Saúde, bem-estar, esporte e lazer. Uma manhã repleta de muitos sorrisos. Assim foi a segunda edição do Campus Parque, evento em que a Universidade Estadual de Ponta Grossa promove atividades para a comunidade interna e externa no Campus Uvaranas. A programação aconteceu na manhã de sábado (09) e contou com atividades físicas, atendimentos em saúde, orientações jurídicas e financeiras.
Passaram pelo Campus Parque cerca de 600 pessoas, estima o professor Miguel Archanjo de Freitas, pró-reitor de Graduação e organizador do evento. “Essa é a essência da universidade pública”, reforça. “Ela precisa estar aberta para o público e a ideia do Campus Parque é justamente essa: que as pessoas tenham essa aderência ao campus universitário, um espaço que é bonito e que é voltado para a população”, destaca. Além dos visitantes, também participaram 250 acadêmicos voluntários, sendo 90 do curso de Educação Física; e 18 parceiros, como a Agência do Trabalhador, que trouxe oportunidades de emprego da região.
Na parte de atividades físicas, teve caminhada, tênis de mesa, futebol society, beach tennis, basquete 3×3, oficinas de bets, frisby e pipa, e-jogos, minifutsal e minibasquete, cama elástica e jogos de tabuleiro. Mateus Pereira Leite estava aproveitando o basquete 3×3 e aprovou a iniciativa. “É uma atividade muito criativa, porque influencia mais os jovens a sair de casa para poder praticar esportes, porque esporte é bom para levar para a vida”, disse. Também teve orientações em saúde, com os cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia; Economia, com atendimento sobre aposentadoria e outros temas financeiros; e Direito, com orientações jurídicas.
“Eu acho de extrema importância pro acadêmico ter a oportunidade de poder retribuir com a comunidade e poder também avaliar seus conhecimentos, colocando em prática a teoria que a gente tem”, comentou a acadêmica do segundo ano de Medicina, Ana Caroline Gonçalves, que estava participando das atividades de aferição de sinais vitais e orientações em saúde para a comunidade. “Essa atividade é muito gratificante e faz a gente continuar motivado pelo curso e não perder a paixão por ajudar as pessoas”, ressaltou.
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas também participou da Progesp Itinerante, iniciativa que leva informações aos servidores, além da Prefeitura do Campus (Precam), Fazenda Escola e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). O Ambulatório de Saúde Integrativa e o Ambulatório de Reabilitação do HU-UEPG levaram atividades em saúde. Aconteceram, ainda, uma peça do Festival Nacional de Teatro (Fenata), a ‘Rádio Comida’; e um jogo comemorativo de futebol entre a diretoria do Operário Ferroviário e o Departamento de Educação Física.
“Este é o objetivo do Campus Parque: abrir a universidade para a população, para que todos ocupem esse espaço de maneira festiva, de maneira criativa, para que a universidade não seja apenas para a comunidade interna, mas que seja também para a comunidade externa”, resume o reitor, professor Miguel Sanches Neto. Em seu discurso na abertura do evento, ele reforçou que o espírito do evento é de democratização dos espaços públicos de aprendizagem e de lazer.
O campus como um grande parque para o uso da coletividade. É com essa ideia em mente que a UEPG promove eventos como Campus Parque, que democratizam o acesso ao Campus Uvaranas e trazem a comunidade para dentro do espaço acadêmico, como explica o vice-reitor Ivo Mottin Demiate. “O campus está organizado, está cheio de gente, com bastante criança, que é nosso objetivo. O curso de Educação Física está completando 50 anos, a UEPG completa 55 anos, e nós comemoramos com toda a comunidade. É um dia festivo”, finalizou.
da assessoria