O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta quinta-feira, 21, em Santo Antônio da Platina do encontro de prefeitas e prefeitos eleitos das 46 cidades do Norte Pioneiro, organizado pela promotora de Justiça Kelly Baena, coordenadora do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) do Ministério Público do Paraná.
Romanelli destacou a importância da interação dos gestores públicos com os órgãos de controle, como o MP e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Os novos gestores públicos têm que começar com o pé direito. Formar boas equipes técnicas. Quem não quiser ter problema, é só cumprir o ordenamento jurídico”, considerou o deputado, ressaltando ainda o trabalho de orientação da Associação de Municípios do Paraná (AMP).
O deputado também aconselha prefeitos e prefeitas a refletir sobre as ações que pretendem realizar nas cidades. “Fundamentalmente, é preciso responder quatro questões: É legal? É moral? É necessário? É eficiente? Esta é uma reflexão importante. Se o gestor responder de forma afirmativa a estas perguntas, certamente o que estará fazendo vai ser uma boa política pública”, afirmou o parlamentar.
Romanelli, presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, destacou o volume de recursos que o Estado vai disponibilizar para investimentos no próximo ano, priorizando os municípios. “O volume de recursos projetados pelo governo para 2025 é o maior da história. São R$ 6,3 bilhões para obras e ações para melhorar a vida das pessoas. Isso significa mais obras urbanas, como asfalto e outras melhorias, e também estradas rurais e de infraestrutura”, destaca.
O deputado lembrou da audiência pública realizada nesta semana na Assembleia Legislativa que tratou da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025 e que teve ampla participação da sociedade. “O fato objetivo é que o governo estadual terá muitos recursos para investimento nos municípios. As prefeituras precisam preparar bons projetos para acessar este dinheiro. Trabalharemos juntos, para que mais benfeitorias cheguem à população”, disse.
da Alep