A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lamentou o acidente envolvendo um ônibus que transportava moradores da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), até o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. O veículo capotou na tarde deste domingo (24) e caiu numa ribanceira, deixando 17 mortos e 29 feridos – incluindo crianças e adolescentes.
“Muito impactada com a notícia”, escreveu Anielle em seu perfil na rede social X. “Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares. Estamos acompanhando a situação e confiando no trabalho das equipes de resgate com apoio das unidades de União dos Palmares e suporte do Governo do Estado de Alagoas”, acrescentou.
“Em um mês tão importante para todo país, da Consciência Negra, sobretudo para a região do Quilombo dos Palmares, essa tragédia nos entristece ainda mais profundamente”, completou. O evento Tendências & Soluções, que estava previsto para acontecer nesta segunda-feira (25) em Maceió, do qual Anielle participaria, foi cancelado em razão do acidente.
Também pelo X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade aos familiares das vítimas. “O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas”, afirmou.
Outras repercussões
Em nota, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade vinculada à Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros do Brasil manifestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente.
“Lamentamos ainda mais que essa tragédia marque o Mês da Consciência Negra com extrema tristeza e dor, num território de tanta importância histórica. Toda a nossa solidariedade e os votos de muita força e paz aos familiares e amigos das vítimas, autoridades e à população de União dos Palmares”, pontuou.
O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares também lamentaram o acidente. “Manifestamos nossa solidariedade às vítimas e às suas famílias, reconhecendo o empenho das autoridades locais, como a prefeitura de União dos Palmares, o Samu, o Corpo de Bombeiros e o governo do estado que estão atuando prontamente no socorro e apoio aos envolvidos”, afirmou.
“A Serra da Barriga, símbolo de resistência e luta, segue como um espaço de memória coletiva e espiritualidade. Neste momento de dor, reforçamos nossa admiração e apoio às comunidades que preservam esse legado, confiando no esforço conjunto das instituições locais para enfrentar este momento difícil”, disse.
da Agência Brasil