Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

Especialistas em geotecnia analisam deslizamento de terra na BR-277; rodovia segue interditada

2024-11-25 às 15:00
Reprodução / X

A concessionária EPR Litoral Pioneiro informou por meio de nota que especialistas em geotecnia estão analisando o deslizamento de terra que ocorreu na madrugada dessa segunda-feira (25), no quilômetro 43 da BR-277 em Morretes.

A rodovia segue parcialmente interditada no sentido Paranaguá e, às 14h50, a concessionária informou que haviam cinco quilômetros de congestionamento.

Leia a nota na íntegra:

“A EPR Litoral Pioneiro informa que, na madrugada de hoje, suas equipes de inspeção de tráfego identificaram uma queda de sedimentos e pedras de encosta sobre a pista no km 43 da BR-277, sentido Paranaguá, no trecho da Serra do Mar, sem vítimas.

Imediatamente, a concessionária interditou o local para garantir a segurança dos usuários e iniciou uma operação reversa, desviando o tráfego da região para a pista sentido Curitiba. Em menos de 2 horas, todos os sedimentos já haviam sido retirados da pista. No momento, o tráfego flui em pista simples na região, e as equipes da concessionária estão no local, acompanhadas de especialistas em geotecnia, analisando as causas do incidente e a previsão para a liberação do tráfego.

A segurança na Serra do Mar é prioridade para a EPR Litoral Pioneiro, que, desde o início de suas operações, realiza periodicamente a limpeza da drenagem na região e fiscaliza as condições dos taludes por meio de suas equipes de inspeção, treinadas para identificar e atuar em situações dessa natureza.

Além disso, cabe destacar que a EPR Litoral Pioneiro possui, em parceria com o Simepar, 12 estações meteorológicas ao longo do trecho para medir o volume das chuvas. A concessionária continuará atualizando as informações por meio de sua assessoria de imprensa e canais oficiais.”

Leia mais: Deslizamento de terra interdita trecho da BR-277