Na madrugada desta quarta-feira (27), equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Polícia Federal foram acionadas para averiguar uma situação de explosão de caixas eletrônicos dentro de uma agência bancária na rua Nicolau Kluppel Neto, no bairro Santa Paula.
Testemunhas relataram ter avistado um homem, carregando uma picareta e um pé de cabra, entrando na agência; em seguida ouviram a explosão e não perceberam se o suspeito havia se evadido do local.
O local foi isolado para o trabalho das equipes e, após uma denúncia, a Guarda Municipal abordou um suspeito em um terreno baldio, na rua João Schmidt Filho. O homem confessou ser o autor da explosão e relatou que utilizou a picareta e o pé de cabra para forçar a porta do caixa eletrônico e, em seguida, colocou um artefato explosivo. Segundo ele, estaria endividado e planejou sozinho; os explosivos seriam de fabricação caseira que aprendeu pela internet.
O homem foi encaminhado à 13ª Subdivisão Policial para confecção do boletim de ocorrência e, posteriormente, à Polícia Federal.