Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024

No verão, excesso de água no ouvido pode causar otite externa, diz médico Francisco Barros da O1 Saúde

2024-11-27 às 13:50
D’Ponta News

O médico especialista em otorrinolaringologia, Francisco Barros (CRM 9676), da Clínica O1 Saúde, esteve em entrevista, manhã desta quarta-feira (27), no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região).

Confira os destaques da entrevista:

No verão, devido à maior utilização de piscinas, frequência maior de banhos e ida às praias, os casos de otite – inflamação ou infecção em alguma região do ouvido, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou alergias – são comuns, principalmente nas crianças.

Francisco explica que o ouvido é formado por uma parte externa, que compreende a orelha até o tímpano; a parte média que abrange os ossículos martelo, bigorna e estribo e a parte interna, onde está a cóclea e os canais semicirculares que formam o nervo do ouvido.

Nesta época do ano, a incidência é de otite externa, que compreende a parte externa do ouvido, e que é causada pelo excesso de água. No inverno, segundo ele esclarece, a maior parte dos casos trata-se de otite média, devido à comunicação dos ossículos com o sistema respiratório.

Siga a O1 Saúde no Instagram e agende sua consulta através do telefone (42) 3122-9600.

Assista a entrevista na íntegra: