A Portos do Paraná foi destaque no Prêmio ANTAQ 2024, entregue nesta terça-feira (26), em Brasília. Com o projeto “Comunidades Sustentáveis”, a empresa pública foi contemplada com o terceiro lugar na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG. O projeto consiste na implantação de sistemas ecológicos, substituindo estruturas rudimentares de tratamento de esgoto por soluções de baixo custo e sustentáveis. O trabalho em larga escala começou neste ano na Ilha de Eufrasina, em Paranaguá.
Receberam a premiação o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, e o secretário-geral, Felipe Gama. “Este prêmio é muito importante para nós, pois é um prêmio de inovação que reconhece nosso trabalho em prol das comunidades litorâneas com o uso de soluções baseadas na natureza, ou seja, sem o uso de tecnologia para isto”, ressaltou Santana.
“Além disso, a iniciativa contribui para o enfrentamento das crises climáticas ao promover melhorias na infraestrutura das comunidades da Baía de Paranaguá atingindo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Reconhece, ainda, o uso de metodologias permaculturais que aplicamos nas aulas de educação ambientais”, disse ele.
A implantação em larga escala dos sistemas ecológicos começou este ano na Ilha de Eufrasina, escolhida devido ao seu terreno rochoso e inclinado, que inviabiliza a instalação de sistemas tradicionais de coleta e tratamento. Dez residências receberam os sistemas de tratamento em caráter experimental, com monitoramento por seis meses. Os resultados apontaram uma redução de 90% nos coliformes fecais nas águas.
O projeto Comunidades Sustentáveis é uma parceria entre a Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O objetivo é beneficiar comunidades que carecem de infraestrutura urbana coletiva, além de fortalecer o ensino na universidade, permitindo que os alunos apliquem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, afirmou o professor da UFPR e coordenador do projeto Comunidades Sustentáveis, Fernando Augusto Silveira Armani, que também esteve presente na premiação.
ODS – O programa de tratamento de esgoto ecológico na Ilha de Eufrasina segue cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. São eles: 6 (Água Potável e Saneamento); 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); 14 (Vida na Água); 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
PRÊMIO ANTAQ – Esta foi a 7ª edição do prêmio realizado pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), que reconhece e estimula as melhores práticas e ações do setor. Ao todo, 45 empresas, entidades e profissionais ligados ao transporte aquaviário foram premiados.
Esta é a quinta vez que a Portos do Paraná é contemplada pela ANTAQ. A empresa pública já venceu três vezes na categoria Conformidade Regulatória, uma vez com Desempenho Ambiental e uma vez com Projetos Inovadores, na edição 2024.
AEN