O Governo do Paraná publicou nesse sábado (30), em suas redes sociais, um alerta para uma frente fria que chegará, na segunda-feira (2), ao estado, trazendo chuva, rajadas de vento e tempestades com raios.
Conforme o aviso, na parte da manhã, o impacto será mais forte no oeste e sudoeste, com ventos de até 80 km/h e acumulado de chuva que pode chegar a 50 mm. À tarde e à noite, a frente fria avança para o restante do estado, com tempestades menos intensas, rajadas de vento de até 50 km/h e chuvas acumulando até 30 mm.
Sul do Brasil
A linha de instabilidade atinge o Rio Grande do Sul ainda neste domingo (1) e, conforme informações do MetSul, um centro de baixa pressão vai dar origem a um ciclone no Oceano Atlântico, “que será uma bomba meteorológica longe do continente”, diz o instituto de meteorologia.
Esse evento organizará uma linha de instabilidade pré-frontal que vai avançar pelo Rio Grande do Sul rapidamente de Sul para Norte, com chuva generalizada e muitos temporais, especialmente de vento. Na segunda-feira, o fenômeno avança pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O instituto não descarta a formação de supercélulas de tempestade no estado gaúcho, “o que poderá gerar temporais bastante isolados muito severos, com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente mesmo acima de 120 km/h”, informa o MetSul.
Ver essa foto no Instagram
Com informações do MetSul